Bem que podia

Filmes de terror que merecem continuações, mas não tiveram

Seja devido a números de bilheteria decepcionantes, à indisponibilidade dos atores ou à falta de interesse

Cena do filme A Noite dos Arrepios
Cena do filme A Noite dos Arrepios

As franquias são basicamente o pão com manteiga do gênero de terror. Não importa o que os críticos pensem, nem se o icônico vilão central é morto no final do filme. Onde há vontade, há uma maneira — e os escritores sempre encontram novas justificativas para colocar seus personagens de volta em cenários igualmente horripilantes.

Dentro do gênero, pode-se argumentar que as sequências são a regra, não a exceção. Até mesmo filmes de terror abaixo da média frequentemente se transformam em franquias, independentemente de seus filmes subsequentes serem lançados nos cinemas ou diretamente em vídeo. (As sequências lançadas diretamente em vídeo são um recurso de longa data dos filmes de terror.) Isso é especialmente verdadeiro para filmes de terror adolescentes, já que o público jovem sempre foi um alvo para esse tipo de produção.

De vez em quando, no entanto, surge um filme de terror adolescente único, sem uma sequência à vista. Seja devido a números de bilheteria decepcionantes, à indisponibilidade dos atores ou à falta de interesse, existem inúmeras razões pelas quais esses filmes não recebem uma continuação — e, curiosamente, isso muitas vezes não tem nada a ver com sua qualidade. 

Então, após investigarmos aquele barulho assustador no porão, vamos nos aprofundar nos filmes de terror adolescente que contrariaram a tendência do gênero e nunca geraram uma sequência.

Prova Final

Prova Final

De muitas maneiras, Prova Final é um retrocesso à ficção científica clássica dos anos 50, quando uma raça alienígena começa a possuir o corpo docente e os alunos de uma escola americana. Cabe a um grupo de desajustados não apenas evitar serem transformados em “pessoas pod”, mas também matar os alienígenas antes que eles tenham a chance de se espalhar para a comunidade maior.

Como é possível que Prova Final não tenha gerado uma franquia? Foi lançado no final dos anos 90, uma era de ouro do horror adolescente, e possuía um elenco de jovens atores em ascensão, incluindo Elijah Wood, Josh Hartnett, Clea Duvall e Salma Hayek. No entanto, Prova Final permaneceu um filme único, apesar de ter se tornado um clássico cult.

Então, o que deu errado? Certamente não foi nas bilheteiras — Prova Final arrecadou mais de US$ 40 milhões com um modesto orçamento de US$ 15 milhões, o que está longe de ser um fracasso financeiro. Embora não tenha sido adorado pela crítica, foi recebido de forma relativamente positiva. É possível que Prova Final tenha sido simplesmente ofuscado pelos slashers adolescentes populares na época, especialmente porque esse tipo de híbrido de terror e ficção científica não estava necessariamente em voga quando foi lançado. Prova Final está no Prime Video.

Robôs Assassinos

Robôs Assassinos

Se há algo que aprendemos com Robocop, é que colocar um monte de robôs armados até os dentes no comando da segurança raramente acaba bem. Essa é a premissa central do deliciosamente ridículo Robôs Assassinos. Um shopping decide empregar uma equipe de robôs de segurança — sinistramente chamados de Protetores — para patrulhar seus corredores sagrados. Como era de se esperar, as coisas dão errado quase imediatamente.

Um grupo de funcionários adolescentes se vê enfrentando os robôs, que estão equipados com tasers e armas mortais. Este é o tipo de comédia de terror que se deleita em sua própria absurdidade, e embora tenha tido um bom desempenho nos cinemas, realmente decolou no mercado de aluguel de vídeos.

Apesar disso, o mundo ainda não foi agraciado com um Robôs Assassinos 2. Houve rumores em 2011 sobre um remake do filme — um que seria menos techno-horror e mais sobrenatural, com o célebre maquiador de efeitos especiais Robert Hall programado para dirigir. No entanto, nada se concretizou, e com a morte de Hall em 2021, o projeto parece ter sido abandonado para sempre.

A Noite dos Arrepios

A Noite dos Arrepios

Quem não ama um bom horror adolescente de ficção científica com lesmas alienígenas do espaço sideral? É exatamente isso que você obtém em A Noite dos Arrepios, uma comédia de terror inspirada nos anos 1950. 

O filme segue o estudante universitário Chris (Jason Lively, irmão mais velho de Blake Lively) e seu melhor amigo J.C. (Steve Marshall), que precisam enfrentar alienígenas que incubam no cérebro de suas vítimas, transformando-as efetivamente em zumbis.

Com uma coleção de frases de efeito clássicas e uma homenagem aos filmes B, A Noite dos Arrepios tem todos os elementos de um clássico cult. O diretor Fred Dekker afirmou ao The Flashback Files: “É um filme estranho. Ninguém nunca se propõe a fazer um filme cult, mas há filmes que um grande público adora imediatamente, e há A Noite dos Arrepios, que é uma estranha mistura de história de detetive, filme de terror, romance, ficção científica e comédia. Mas isso é o que o torna especial. No final das contas, estou satisfeito com isso. Eu consegui.”

O filme mistura muitos gêneros diferentes, mas a única coisa que não tem é uma sequência. Bem, oficialmente, de qualquer forma. Em 2007, um filme chamado Zombie Town foi lançado, que tem algumas semelhanças com A Noite dos Arrepios — essencialmente o conceito de organismos parasitas transformando pessoas em zumbis — e até recebeu o título de ” A Noite dos Arrepios 2: Zombie Town na Alemanha, embora não haja nenhuma ligação oficial entre os dois filmes. A Noite dos Arrepios está no Prime Video.

Freaky

Freaky: No Corpo de um Assassino

O que você obtém quando cruza Garota Veneno com um clássico filme de serial killer? A resposta é Freaky: No Corpo de um Assassino. Kathryn Newton interpreta Millie, uma tímida estudante do ensino médio que tem a má sorte de trocar de corpo com um serial killer local chamado The Butcher (Vince Vaughn). Os dois têm apenas 24 horas para reverter a troca de corpo antes que ela se torne permanente. No entanto, esse é o menor dos problemas de Millie, já que um assassino está atualmente em sua pele, matando pessoas. Um pequeno retrocesso divertido aos slashers vintage, Freaky conquistou tanto o público quanto os críticos.

Há duas razões prováveis pelas quais Freaky ainda não recebeu uma sequência. A primeira é que ainda é cedo; apenas três anos se passaram desde que o original foi lançado, e às vezes os filmes de terror precisam de um pouco de tempo para aumentar organicamente seu público antes de justificarem uma continuação. 

A segunda razão é que Freaky teve a má sorte de ser lançado nos cinemas em outubro de 2020, no auge da pandemia de COVID-19, quando as pessoas não estavam exatamente se reunindo em massa nos cinemas. Embora tenha chegado ao streaming meses depois, o fato de não ter tido a oportunidade de se conectar com o público nos cinemas como parte de uma experiência comunitária não ajudou.

Toda esperança não está perdida, no entanto. Por todos os relatos, o diretor Christopher Landon e o escritor Michael Kennedy estão ansiosos para fazer uma sequência, possivelmente até mesmo um crossover com Feliz Dia da Morte. Kennedy disse ao ComicBook.com: “Meu sonho impossível é fazer ‘Dia da Morte Esquisito’ até morrer. Kathryn Newton quer fazer o filme, assim como Jessica Rothe. Eu sei que Chris [Landon] está interessado.” Freaky: No Corpo de um Assassino está disponível na Apple TV+ e Prime Video.

Contos do Dia das Bruxas

Contos do Dia das Bruxas

Existem filmes de terror que se adequam à temporada assustadora em geral, e outros que são essenciais para assistir no Halloween. Contos do Dia das Bruxas se enquadra firmemente na última categoria.

Com várias histórias vagamente conectadas contadas como uma antologia, o filme se desenrola ao longo de uma noite de Halloween na pequena cidade da América, enquanto o sinistro Sam (Quinn Lord) observa e pune aqueles que não seguem as “regras” do Halloween. De uma narrativa de lobisomem com Anna Paquin a uma comédia negra deliciosamente fora de kilter com Dylan Baker colocando lâminas de barbear em doces de Halloween, há muito para afundar os dentes como um fã de terror.

No entanto, Contos do Dia das Bruxas teve um cronograma de lançamento torturante, adiado por quase dois anos antes de finalmente chegar aos cinemas, o que atenuou seu impacto inicial entre o público. Ainda assim, o filme pode ser o que mais tem esperança de gerar uma sequência nesta lista. 

Desde 2009, o diretor Michael Dougherty expressou interesse em uma continuação, e em outubro de 2023 confirmou que tinha um rascunho de roteiro pronto para desenvolvimento adicional. Embora não tenha recebido oficialmente luz verde, a possibilidade de Contos do Dia das Bruxas 2 é uma boa notícia para os entusiastas do Halloween e fãs de terror em todo o mundo. Contos do Dia das Bruxas está no Prime Video.

Assassinato no Colégio

Assassinato no Colégio

Vamos ser realistas por um segundo. A razão pela qual alguém se lembra de Assassinato no Colégio hoje é principalmente pelo fato de que um jovem Brad Pitt interpretou um dos personagens principais em seu primeiro grande papel no cinema. O filme é um slasher do ensino médio bastante genérico que não aborda de forma clara questões de saúde mental (seu vilão central é um adolescente que passou a maior parte de sua infância em uma instituição psiquiátrica depois de assassinar seu pai anos antes) e foi mal recebido mesmo em 1989.

Apesar da mediocridade, muitos filmes de terror tentam expandir-se com sequências, então é surpreendente que nunca tenha sido considerada uma continuação para explorar mais aventuras do assassino Brian Woods (interpretado por Donovan Leitch). No entanto, quaisquer tentativas de sequência provavelmente foram barradas pelo fato de Assassinato no Colégio ter sido lançado diretamente para vídeo, não alcançando um grande público, e ter abraçado um estilo de horror slasher que estava em declínio no final dos anos 80. Assassinato no Colégio está disponível de forma gratuita na plataforma da PLEX.

Comportamento Suspeito

Comportamento Suspeito

Estrelando um jovem James Marsden e Katie Holmes, pouco antes de sua ascensão à fama com Dawson’s Creek, é surpreendente que Comportamento Suspeito não seja mais conhecido. 

Lançado em 1998, o filme pouco conhecido tem semelhanças com Stepford Wives na sua abordagem de ficção científica. A trama gira em torno de uma tranquila comunidade suburbana que adota medidas extremas para transformar seus adolescentes problemáticos em estudantes exemplares e americanizados. A solução? Um pequeno microchip implantado no cérebro que suprime seus impulsos rebeldes, transformando-os em dóceis autômatos. No entanto, há um lado obscuro: os chips podem desencadear acessos de raiva assassina quando os hormônios adolescentes entram em conflito com o sistema.

Antes mesmo de seu lançamento, Comportamento Suspeito enfrentou desafios. O estúdio editou drasticamente o filme, cortando cerca de 30 minutos da versão original do diretor David Nutter. Essas interferências foram tão significativas que Nutter considerou não se creditar no filme. Provavelmente, foi essa experiência de pós-produção que tornou improvável o retorno do diretor para uma sequência. Além disso, com as carreiras de Holmes e Marsden decolando logo após o filme, seria difícil reunir o elenco para uma continuação, mesmo que houvesse interesse. Comportamento Suspeito está no Prime Video.

Sair da versão mobile