The Walking Dead marcou para sempre o subgênero de histórias de zumbis, principalmente ao focar no elemento humano. Robert Kirkman, autor da HQ, é claro, foi influenciado por diversas outras produções. Vamos conhecer 3 filmes que ele recomenda.
Essas recomendações vieram em resposta a uma carta de um fã publicada no The Walking Dead Deluxe #79.
Iniciada em 2020, The Walking Dead Deluxe é uma republicação da série original com capas atualizadas e páginas coloridas. Além disso, a série inclui uma tonelada de conteúdo de “contracapa” que permite que Kirkman e os outros membros da equipe criativa de The Walking Dead se conectem diretamente com os fãs.
Ainda relativamente “novato” no gênero, um fã perguntou a Kirkman quais filmes de zumbis ele indicaria como obrigatórios para fãs novos e antigos. Veja abaixo quais são.
Os três filmes de zumbis que Kirkman recomenda ver
Kirman indicou Zumbi 2 – A Volta dos Mortos (1979), de Lucio Fulci, Stacy (2001), de Naoyuki Tomomatsu, e Canibais (2003), de Michael e Peter Spierig.
Superficialmente, cada um dos três filmes satisfaz os tropos padrão de uma narrativa clássica de apocalipse zumbi como The Walking Dead.
Há a origem misteriosa do surto de zumbis, os grupos de sobrevivência e a competição entre eles por recursos escassos. Todos eles contêm santuários, buscas por uma cura e o método do tiro na cabeça para matar um zumbi instantaneamente.
Entretanto, fora esses elementos clássicos de zumbis, cada filme diverge significativamente da mitologia tradicional de zumbis. Provavelmente, foram esses elementos que se destacaram para Kirkman e o motivo pelo qual ele os escolheu como filmes “imperdíveis”
Por exemplo, em Zumbi 2, de Fulci, que Kirkman identificou em sua resposta como “tonalmente semelhante a The Walking Dead”, dois elementos se destacam como sendo excepcionais. Primeiro, há a conexão do surto com o vodu. De fato, sua ligação com o vodu e os zumbis é revolucionária e clássica.
Por um lado, ela remete às primeiras iterações de zumbis nos filmes. Por outro lado, apresenta uma nova perspectiva sobre os zumbis, considerando que eles não eram usados em um filme há algum tempo. Em segundo lugar, há a sanguinolência. De fato, naquela época, nenhum outro filme de zumbis tinha feito um filme tão sangrento quanto Zombie.
Em relação a Stacy, seu ponto de vista único destrói completamente a ideia tradicional de um apocalipse zumbi. Sua praga de zumbis afeta apenas meninas adolescentes. Além disso, apesar de serem uma ameaça à sociedade, os zumbis só podem ser mortos pelo Repeat Kill Corps (RKC), sancionado pelo governo, ou por seus parentes. É interessante notar que os membros do RKC no filme são os próprios zumbis, que concordam em matar outros zumbis em troca de serem mortos por seu ídolo musical favorito.
Da mesma forma, Canibais inverte o roteiro dos zumbis com uma história em que a humanidade recebe ajuda de alienígenas benevolentes do espaço sideral em sua guerra contra os zumbis.
Embora as recomendações de filmes de zumbis de Kirkman possam parecer fora do comum, se refletirmos mais profundamente, fica claro que, embora obscuros, os filmes certamente parecem ter causado um impacto em The Walking Dead.
Curiosamente, Kirkman não recomendou – desta vez – Extermínio, que influenciou profundamente The Walking Dead.