Irônico

Filmes que estragaram franquias por serem bons demais

Franquias que deveriam ter acabado no ponto mais alto

Aliens: O Resgate é dirigido por James Cameron
Aliens: O Resgate é dirigido por James Cameron

Ótimos filmes nem sempre ajudam grandes franquias. Ocasionalmente, esses longas-metragens são tão bons, que se torna difícil superá-los.

Agora, a maioria das franquias tenta construir universos extensos com sequências, prelúdios e spin-offs.

Muitas vezes, os filmes se esforçam muito para chegar a um clímax épico, mas as sequências seguintes se tornam monótonas em comparação.

Dito isso, separamos 6 filmes que acabaram prejudicando suas franquias por serem bons demais.

Pôster de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Pôster de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido funcionou como uma forma de resolver as linhas do tempo divergentes dos filmes originais dos X-Men no início dos anos 2000 e da franquia reiniciada estrelada por James McAvoy e Michael Fassbender.

O filme lidou com duas linhas do tempo e ofereceu uma resolução que trouxe de volta atores populares dos filmes anteriores, Patrick Stewart, Ian McKellen e Hugh Jackman, de forma satisfatória. A história foi uma grande vitória para o reboot e garantiu que os fãs do original não fossem deixados para trás. No entanto, o sucesso desse lançamento não pôde ser repetido, visto que trouxe a sensação de que a história estava completa.

O Exterminador do Futuro 2
O Exterminador do Futuro 2

O Exterminador do Futuro 2

O segundo filme da franquia O Exterminador do Futuro fez o personagem de Arnold Schwarzenegger unir forças com Sarah Connor para proteger seu filho. Uma nova ameaça é apresentada na forma do T-1000, um robô capaz de mudar de forma e se regenerar.

A criatividade, os gráficos, a inovação e o fato de James Cameron ter abandonado a franquia (como diretor) após esse filme contribuíram para que as iterações seguintes nunca atingissem o mesmo nível de sucesso.

Pôster de Thor Ragnarok
Pôster de Thor Ragnarok

Thor: Ragnarok

Thor teve uma jornada difícil. Seu primeiro filme foi medíocre e Thor: O Mundo Sombrio foi ainda mais criticado. Quando o terceiro filme, Thor: Ragnarok, mudou de tom e trocou o diretor por Taika Waititi, foi exatamente o que a franquia precisava.

O tom sombrio e melancólico foi alterado para dar personalidade a Thor e desenvolver seu caráter. Isso revigorou a franquia, mas também fez com que o personagem tivesse um arco que parecia completo.

Thor nos filmes seguintes tem sido estranho e parte do humor parece forçado, já que é difícil atingir o equilíbrio perfeito repetidamente para um personagem tão complexo.

Michael Myers em Halloween
Michael Myers em Halloween

Halloween

Halloween é o slasher definitivo, apresentando um antagonista sinistro e perturbado, e uma das melhores garotas finais de todos os tempos, com Jamie Lee Curtis no papel de Laurie Strode.

Todos os outros filmes da franquia se esforçam para aproveitar o legado e a história do personagem, acrescentando significado e propósito ao mal que assola a cidade de Haddonfield e aumentando a história.

Porém, a história não precisa ser construída. O original foi tão bem-sucedido, em parte, por causa dos ares de mistério e do inexplicável. Acrescentar mais detalhes à narrativa só serve para enfraquecer o original e, apesar das inúmeras tentativas, o primeiro continua sendo o melhor e mais impactante de toda a série.

Pôster de Vingadores: Ultimato
Pôster de Vingadores: Ultimato

Vingadores: Ultimato

Vingadores: Ultimato foi a culminação de 21 filmes e a continuação direta de Vingadores: Guerra Infinita, servindo como conclusão da épica Saga do Infinito, que teve Thanos como o vilão final. O sucesso desse filme fez com que ele se tornasse brevemente a maior bilheteria de todos os tempos, ganhando quase US$ 2,8 bilhões.

Desde então, a Marvel Studios não conseguiu fazer a franquia engatar de verdade. Ainda há sucessos de bilheteria, como Guardiões da Galáxia 3, mas não há o mesmo engajamento dos fãs como outrora.

Aliens: O Resgate
Aliens: O Resgate

Aliens: O Resgate

Após o grande sucesso de Alien, dirigido por Ridley Scott, James Cameron dirigiu a sequência Aliens e conseguiu criar uma continuação digna, que assume uma narrativa com mais ação.

A sequência trouxe a Ellen Ripley de Sigourney Weaver claramente mudada e marcada graças aos eventos do primeiro longa, além de estar determinada a eliminar a ameaça quando dos xenomorfos. A sequência constrói a franquia e expande o mundo e as oportunidades de contar outras histórias, mas fez tudo isso tão bem que as sequências e prelúdios seguintes tiveram dificuldades para alcançar níveis semelhantes de qualidade.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.