Para quem não sabe, The Walking Dead e Extermínio tem muito em comum. Além de terem o mesmo tema – no caso, uma infestação zumbi–, as duas obras tem suas aberturas extremamente parecidas. Apesar de Danny Boyle afirmar que Extermínio não é um filme de mortos-vivos, o longa inspirou inúmeras outras produções de terror e também The Walking Dead, e se tornou um clássico entre os fãs de horror.
Embora os melhores episódios de The Walking Dead tenham sido cheios de drama e originalidade, não há como negar que seu icônico piloto tem muitas semelhanças com a introdução de de Extermínio, mas agora, o novo filme da franquia pode “se vingar” dessa referência.
Cenas de abertura extremamente parecidas
Inúmeros elementos das primeiras cenas de The Walking Dead se assemelham a sequência inicial de Extermínio. Cada franquia fornece contextos diferentes para o apocalipse, mas ambas começam com seus protagonistas acordando de um coma em um hospital abandonado, e assim, passam a explorar o mundo apocalíptico por conta própria. Seus históricos e o contexto de seus comas podem ser diferentes, mas Rick Grimes e Jim têm inícios quase idênticos em seus mundos infestados de zumbis.
Robert Kirkman reconheceu as semelhanças entre as aberturas de The Walking Dead e Extermínio, mas ele afirma que não tinha visto o filme de Boyle até escrever o primeiro capítulo de TWD. Ambas as franquias lançaram universos incrivelmente criativos com conceitos únicos que destacam a originalidade da abordagem de Kirkman e Boyle sobre a infecção de humanos, e com a sequência Extermínio: A Evolução, parece que a franquia de filmes pode se aproveitar de algumas ideias vista na história de Kirkman.
Como Extermínio: A Evolução se parecerá com The Walking Dead?
O trailer de Extermínio: A Evolução foi aclamado pelos fãs por trazer uma prévia incrível e única, que mostra o retorno da franquia após 18 anos de seu primeiro longa. E agora, é claro que a produção pode ter bebido um pouco da fonte do que fez The Walking Dead tão famoso.
Os dois primeiros filmes se passam relativamente no início do apocalipse, o que significa que todos ainda estão aprendendo a se adaptar e sobreviver no novo mundo, mas com A Evolução, tudo mudou. O trailer indica que há facções semelhantes a cultos, comunidades com papéis designados e táticas extremas de sobrevivência, que são elementos básicos que a série de The Walking Dead popularizou.
Agora, com o novo filme de Extermínio focando em seus sobreviventes e a forma de se adaptar ao novo mundo, as semelhanças entre as duas produções podem ser mais nítidas, mas isso não faz com que elas sejam melhores ou piores. Cada uma das histórias conta o seu ponto de vista, e faz com que o gênero seja ainda mais apreciado pelos fãs, e ainda poderá garantir novos espectadores para ambas as obras.
Todas as temporadas de The Walking Dead estão disponíveis na Netflix e no Disney+. O primeiro filme da franquia Extermínio não está disponível em nenhum serviço de streaming.