Greta Gerwig foi escolhida para ser a presidente do júri do Festival de Cannes 2024. A diretora de Barbie é a segunda mulher cineasta a assumir o posto depois de Jane Campion, em 2014, e a primeira norte-americana.
Em comunicado, Gerwig afirmou que se sente “emocionada e honrada” com o convite:
“Adoro profundamente filmes, gosto de fazê-los, gosto de ir vê-los, gosto de falar sobre eles durante horas. Como cinéfila, Cannes sempre foi para mim o ápice do que a linguagem universal do cinema pode representar. Colocar-me em estado de vulnerabilidade, sentar numa sala escura cheia de estranhos para assistir a um novo filme, é o meu lugar favorito. Estou emocionada, entusiasmada e honrada por me tornar Presidente do Júri do Festival de Cinema de Cannes. Mal posso esperar para ver que viagens nos aguardam!”, declarou.
“Esta é uma escolha óbvia, já que Greta Gerwig encarna de forma tão audaciosa a renovação do cinema mundial, para o qual Cannes é a cada ano precursor”, afirmou o presidente do Festival, Iris Knobloch.
“Além da sétima arte, ela é também a representante de uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, e, dessa forma, elevando os valores da inteligência e do humanismo”, completou o delegado Thierry Frémaux.
O 77º Festival de Cannes será realizado entre 14 e 25 de maio em 2024.