A greve dos atores de Hollywood, enfim, foi encerrada. Os negociadores do sindicato dos atores dos EUA (SAG-AFTRA) aprovaram um acordo que encerra a mais longa greve de atores da história de Hollywood. A notícia vem algumas semanas após o fim da paralisação dos atores.
Em um anúncio na quarta-feira, o sindicato disse que a greve de 118 dias terminaria oficialmente às 12h01 de quinta-feira, conforme a Variety.
O comitê de negociação do sindicato aprovou o acordo em votação unânime. O acordo será encaminhado à diretoria nacional do SAG-AFTRA para aprovação na sexta-feira.
Os dois lados passaram os últimos dias dando os retoques finais no acordo, que garante proteções para atores contra inteligência artificial e um aumento salarial.
O acordo prevê um aumento de 7% na maioria dos salários mínimos – dois pontos percentuais acima dos aumentos recebidos pelos sindicatos de roteiristas e de diretores dos EUA.
O acordo também inclui um “bônus de participação em streaming”, bem como aumentos nas contribuições para aposentadoria e saúde. O sindicato disse que o contrato vale mais de US$ 1 bilhão no total.
Espera-se que os detalhes completos sejam divulgados na sexta-feira, após a votação da diretoria nacional.