Junto com Lord Voldemort, Gellert Grindelwald está entre os vilões mais icônicos de Harry Potter. O problema é que grande parte da trama do personagem nos livros de J.K. Rowling é cortada dos filmes da Warner – inclusive um excerto importantíssimo que mostra que o bruxo pode ter encontrado uma inesperada redenção.
Grindelwald ganha mais destaque na franquia Animais Fantásticos, exibida atualmente nos cinemas. Em diferentes encarnações, o personagem foi interpretado por Colin Farrell (Batman), Johnny Depp (Piratas do Caribe) e Mads Mikkelsen (Hannibal).
Além disso, é importante lembrar que, em breve, a saga Harry Potter ganhará um reboot no streaming. Pouco se sabe sobre a produção, além do fato da polêmica J.K. Rowling atuar na produção-executiva.
Enquanto o reboot de Harry Potter não estreia, e os novos filmes de Animais Fantásticos não chegam aos cinemas, confira abaixo como Grindelwald pode ter se redimido nos livros.
Livros de Harry Potter indicam redenção de Grindelwald
A franquia Animais Fantásticos, atualmente, corre o risco de ser cancelada pela Warner. Afinal de contas, Os Segredos de Dumbledore, o lançamento mais recente da saga, se tornou um verdadeiro fracasso de público e crítica.
Logo, a saga pode chegar ao fim sem revelar se o vilão Grindelwald tem chances de redenção. Felizmente, os livros de Harry Potter já responderam a essa importante questão.
Embora os detalhes da batalha final entre Dumbledore e Grindelwald não apareçam nos livros de J.K. Rowling, a história dos personagens encontra uma certa “resolução” na saga original.
Durante toda a trama de Relíquias da Morte, Harry se preocupa com a possibilidade de Dumbledore não ter sido um homem tão bom quanto ele pensava, e que sua amizade – ou romance – com Grindelwald poderia indicar sua natureza maligna.
Porém, quando Voldemort viaja à Prisão de Nurmengard para matar Grindelwald, Harry percebe algo importante sobre o vilão. Eventualmente, ele fala sobre isso com Dumbledore no limbo entre a vida e a morte.
Nos livros de J.K. Rowling, a cena em questão é marcada pelo seguinte diálogo:
“Eles se sentaram em silêncio por muito tempo, e o choro da criatura às suas costas praticamente deixou de incomodar Harry. Por fim, o garoto disse:
– Grindelwald tentou impedir que Voldemort fosse atrás da varinha. Mentiu, sabe, fingindo que nunca a tivera em seu poder.
Dumbledore assentiu, olhando para o colo, as lágrimas brilhando em seu nariz torto.
– Dizem que ele demonstrou remorso nos últimos anos, sozinho em sua cela em Nurmengard. Espero que seja verdade. Gostaria de pensar que ele percebeu o horror e a vergonha do que tinha feito. Talvez aquela mentira a Voldemort fosse a sua tentativa de compensar… de impedir que Voldemort se apossasse da Relíquia…
– … ou violasse o seu túmulo, talvez? – arriscou Harry, e Dumbledore secou as lágrimas.”
O excerto dá a entender que, durante sua pena em Nurmengard, Grindelwald se arrependeu de seus terríveis atos e passou a enxergar o mundo bruxo sob um novo olhar.
Mesmo tendo feito coisas terríveis na juventude, Grindelwald nunca teve a “malícia indiferente” do Lord Voldemort.
O Lorde das Trevas tinha o objetivo de acumular poder para si mesmo e usar o preconceito dos bruxos contra os trouxas para concretizar suas ambições. Grindelwald, por outro lado, realmente acreditava estar fazendo o bem com sua “revolução”.
Diferentemente de Voldemort, Grindelwald era capaz de sentir remorso e atingir a redenção. É por isso que ele fez de tudo para impedir que a Varinha das Varinhas caísse nas mãos do bruxo das trevas.
Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.