Perturbador

Guerra Civil tem um detalhe mais profundo do que você imagina

Jesse Plemons está em uma das cenas mais tensas do filme de Alex Garland

Cena de Guerra Civil, que está em exibição nos cinemas
Cena de Guerra Civil, que está em exibição nos cinemas

Guerra Civil, com Wagner Moura, já está em exibição nos cinemas. Uma cena em específico do filme é especialmente tensa e nela vemos um item inusitado: um óculos vermelho em um miliciano extremista. Vamos ver o significado por trás dele.

“Num futuro próximo, uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil em rápida escalada que envolveu toda a nação”, diz a sinopse oficial do longa-metragem.

Alex Garland, de Aniquilação e Ex Machina: Instinto Artificial, é responsável pela direção, que provou ser a maior empreitada de sua carreira.

Continue lendo para saber por que Jesse Plemons usa óculos vermelhos em Guerra Civil.

Jesse Plemons em Guerra Civil

Óculos de Jesse Plemons em Guerra Civil se destacam no filme

Os óculos de sol de Guerra Civil, usados por Jesse Plemons, aparecem por menos de cinco minutos no longo épico de guerra do diretor Alex Garland.

Curiosamente, os óculos de sol surgiram por acaso.

“Quando Alex [Garland] e eu conversamos, ele queria que o personagem de Jesse usasse um uniforme militar. Não houve nenhuma outra discussão”, disse Meghan Kasperlik, figurinista do filme, à GQ. “Jesse trouxe os óculos para a prova e perguntou o que achávamos… No começo, fiquei hesitante, pois não queria que eles diminuíssem a intensidade da cena.”

Mas, apesar da novidade de um maluco na linha de frente usando óculos de festa, isso só aumenta a ameaça de Plemons – e seu personagem se junta a uma longa linha de outros lunáticos militares que usam acessórios incomuns, que acabam se destacando.

Em Apocalypse Now, de 1979, Bill Kilgore passeia pelo Vietnã com um chapéu da Cavalaria Aérea dos EUA. O principal vilão de Platoon, Bob Barnes, usa uma bandana. E, o capitão Vidal usa óculos de sol minúsculos em Labirinto do Fauno.

Claro, os óculos de sol de Plemons poderiam ser caricaturais, mas se olharmos para acontecimentos do mundo real, percebemos um significado maior por trás.

Durante o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA, vimos os criminosos desfilando com itens muito mais estranhos do que um par de óculos de sol vermelhos.

De acordo com o Huffington Post, alguém se vestiu de Abraham Lincoln, outro de George Washington. Havia uma máscara de plástico de águia careca fotografada pelo New York Times em cima de um terno estrelado. E o mais infame de todos foi Jake Angeli, o tão comentado “xamã QAnon” da Internet.

“O objetivo era fazer com que os personagens e os trajes parecessem reais e críveis, às vezes inseridos no cenário, sem chamar a atenção”, diz Kasperlik. “No caso dos óculos de Jesse, esse era um momento para se destacar.”

Depois de assistir a Guerra Civil, a pergunta mais urgente era: onde esse personagem conseguiu os óculos de sol? Kasperlik dá uma dica de sua origem. “Para mim, os óculos devem fazer com que o público questione tudo sobre esse personagem. Quem é esse homem? Por que ele os está usando? Ele os retirou de uma pessoa antes de tirar sua vida?”.

São essas perguntas, que aprofundam o personagem, mesmo sem que o espectador perceba. Não há resposta, claro, mas às vezes é melhor deixar à imaginação.

Guerra Civil está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile