Um dos personagens mais complexos – e polêmicos – da saga Harry Potter, Severus Snape desempenha um papel muito importante na conclusão da franquia. O que muitos fãs não sabem é que o Patrono do personagem tem um significado crucial no Universo Bruxo. Sendo assim, o que ele simboliza?
Recentemente, a Warner Bros confirmou a produção de um reboot televisivo da saga Harry Potter. A série, que terá a controversa J.K. Rowling como produtora-executiva, deve abordar em cada temporada um dos livros da escritora.
Na franquia original, Snape foi interpretado pelo ator britânico Alan Rickman, que faleceu em 2016. Além da saga, o astro é conhecido por filmes como Duro de Matar e Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões.
Mostramos abaixo por que o patrono de Snape é mais importante do que você pensa na saga Harry Potter; confira! (via ScreenRant)
Patrono de Snape tem significado importante em Harry Potter
Na saga Harry Potter, o feitiço Expecto Patronum é utilizado para invocar os Patronos nos bruxos, aparições corpóreas que, em via de regra, assumem a forma de animais.
Considerado bastante complexo, o feitiço do Patrono costuma ser usado para combater os Dementadores. O Patrono de Harry Potter, por exemplo, tem a forma de um cervo (a mesma de seu pai, James Potter).
O Patrono de Snape, por sua vez, assume a forma de uma corça, a mesma de Lily Potter, a mãe do protagonista.
O fato do Patrono do personagem ser o mesmo da mãe de Harry Potter indica, em primeiro lugar, que Snape nunca deixou de amar Lily, até mesmo após a morte da personagem.
A confirmação indica também que foi Snape quem ajudou Harry a encontrar a Espada de Grifinória. O contexto da cena na qual o bruxo mostra a forma de seu Patrono para Dumbledore, nesse sentido, tem um contexto temático ainda mais importante.
A saga Harry Potter deixa bem claro que a forma dos Patronos está sempre relacionada à personalidade dos bruxos que os invocam. O visual do feitiço, desse modo, pode mudar com o passar do tempo, à medida que a perspectiva dos magos também é alterada.
Ou seja: como o Patrono de Snape nunca mudou, desde a morte de Lily Potter, seu visual comprova, mais uma vez, que o amor do bruxo pela mãe de Harry nunca morreu.
Quando Snape invoca seu Patrono após Dumbledore questioná-lo sobre o motivo pelo qual ele se importa tanto com Harry, o personagem prova que, apesar de seu temperamento sombrio, sempre esteve do lado do bem.
A forma do Patrono de Snape também revela que, mesmo odiando James Potter, Snape aceitou a escolha de Lily. Ele não guarda rancor pela personagem, e por isso, decide proteger Harry Potter mesmo que isso custe sua vida.
“É como se ele dissesse: eu aceito o fato de você não ter me escolhido, mas mesmo assim, vou proteger seu filho até o fim”, diz o site ScreenRant.
Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis na plataforma MAX, onde também será lançado o reboot da franquia.