Um dos melhores filmes da última década, Os Suspeitos, conta com uma cena improvisada assustadora com Hugh Jackman, que chegou a aterrorizar seu colega de cena.
Os Suspeitos centra-se no pior pesadelo de todos os pais: uma criança desaparecida. Keller Dove (Hugh Jackman) luta para encontrar pistas depois que sua filha Anna, de 6 anos, e sua amiga desaparecem. A única pista é um motorhome antigo que foi visto momentos antes de as duas meninas desaparecerem.
O detetive Loki (Jake Gyllenhaal) lidera a investigação, mas quando ele é forçado a libertar Alex Jones (Paul Dano), o dono do motorhome, devido à falta de provas, Dover acredita que não tem escolha a não ser fazer justiça com suas próprias mãos e encena um plano para sequestrar o dono do motorhome e torturá-lo para revelar o paradeiro de sua filha.
Keller sequestra Alex e o leva para um prédio abandonado, onde ele e Franklin o interrogam. Franklin também não tem uma filha, mas é Keller quem lidera o grupo, espancando e torturando Alex e, em uma cena, chegando muito perto de matá-lo.
Hugh Jackman assustou Paul Dano em cena improvisada
Na cena em questão, Keller espanca Alex dentro de um banheiro, exigindo saber onde está sua filha. Alex não lhe diz nada, o que só deixa Keller mais irritado. Ele grita com Alex com tanta intensidade que você quase espera que garras saiam de seus punhos. É um momento tenso, mas, de acordo com Hugh Jackman, o diretor Denis Villeneuve não ficou impressionado.
Em uma entrevista à Sirius XM, Jackman falou sobre as exigências da cena do interrogatório. Segundo ele, eles passaram três horas filmando a cena repetidamente até que Jackman estivesse completamente exausto, mas algo não estava certo. O ator disse:
“Fizemos essa tomada e, no fundo, eu estava pensando: ‘Sim, arrasamos, era isso’. Lembro-me de Denis chegando e [dizendo]: ‘Preciso falar com você… Preciso que você extrapole’. Eu disse: ‘não fiz isso?’ Ele disse: ‘Não, ainda não chegou no ponto certo […] Eu realmente preciso que você extrapole’.”
Hugh Jackman não sabia o que fazer para melhorar a cena à qual já havia dedicado toda a sua energia, mas quando Villeneuve o chamou para agir, ele descobriu. Na cena do interrogatório, Franklin segura Alex contra uma parede enquanto Keller o encara segurando um martelo. Ele o segura na frente de seus olhos, onde ele pode vê-lo, perguntando: “Você vai me obrigar a usar isso?” Ele chega a colocar a mão de Alex na pia, dando a entender que vai quebrá-la, mas seu captor não diz nada.
Com isso, Keller se encolhe, balançando o martelo sobre a pia várias vezes, partindo-a ao meio. Isso faz com que Terrence Howard se encolha.
Paul Dano, que não tinha ideia de que isso estava prestes a acontecer, cai apavorado no chão. Jackman disse à SiriusXM: “Tudo o que vou dizer é que a próxima cena do filme foi completamente improvisada e está no filme. E não faço ideia de como Paul Dano conseguiu falar comigo novamente”.
A improvisação é o que faz com que esse momento realmente funcione tão bem quanto parece. Veja a cena abaixo.
Os Suspeitos está disponível em plataformas digitais.