Lançamento

Imaginário: O real significado do final do filme de terror

Imaginário
Imaginário

Imaginário, novo filme de terror da Blumhouse, chegou aos cinemas. Vamos mergulhar no final do filme.

Na última década, a Blumhouse Productions vem se consolidando como uma das melhores produtoras de terror de Hollywood.

A produtora reviveu franquias icônicas de terror, como Halloween e O Exorcista e continua a produzir filmes originais. A produtora até se fundiu com a Atomic Monster, de James Wan, para dominar esse segmento do setor de entretenimento.

Em 2024, Imaginario, da Blumhouse, oferece uma mistura única de terror com thriller psicológico. Em vez de demônios, ele se concentra em um espírito trágico que inicialmente parece se manifestar dentro de um inócuo ursinho de pelúcia.

Conhecido como Chauncey, o ursinho de pelúcia é capaz de gerar a simpatia do público quando se agarra a Jessica e Alice durante todo o filme. Com essa premissa, Imaginário chega a uma conclusão angustiante que fala sobre o poder da família, da perda e do trauma.

Imaginário está em exibição nos cinemas

O final de Imaginário explicado

Quando os horrores começam em Imaginário, Chauncey é visto inicialmente com a jovem Alice quando ela, sua irmã mais velha Taylor, sua madrasta Jessica e seu pai Max se mudam para a antiga casa de Jessica.

Jessica adora ver Alice se relacionar com o urso, expressando sua criatividade e outras coisas. Como Jessica é uma artista, isso a toca profundamente e a aproxima ainda mais de Alice.

Jessica aprecia a paixão de Alice pela pintura, embora isso faça com que Taylor deteste a ideia de ter Jessica como substituta de sua mãe doente mental e institucionalizada.

À medida que ocorrem eventos mais sombrios, Jessica percebe que o ursinho de pelúcia aterrorizante está causando um efeito ruim em Alice, que quase se machuca. Jessica acaba chamando a Sra. Soto, uma terapeuta infantil, para descobrir o que está errado.

A filmagem de Soto mostra que há vozes presentes que confirmam que Alice não está disfarçando sua própria voz ao falar com Chauncey. Algo a está influenciando, afirmando que um espírito está à solta. Com tanta atividade paranormal ocorrendo, parece que a criança será possuída e reivindicada devido à barganha que o urso está fazendo.

A grande reviravolta, no entanto, é que quando Soto mostra a filmagem a Jessica, o urso não existe. Taylor também não o viu. Jessica estava imaginando o urso junto com Alice.

A vizinha, Gloria, mais tarde se encontraria com Taylor e revelaria uma bomba: a jovem Jessica viu o urso e continuou a desenhá-lo em sua adolescência. Aparentemente, ele queria levá-la para um reino sobrenatural conhecido como Never Ever.

Infelizmente, o urso levou Alice para lá para guardá-la para sempre. Esse sempre foi o objetivo de Chauncey: forjar uma amizade para toda a vida com alguém vulnerável e se apegar a ela por toda a eternidade. Quando as crianças começam a romper esses laços, o espírito fica furioso.

Jessica deixou Chauncey e a casa décadas atrás, então ele quer se apegar a Alice em um ato de vingança. Malícia à parte, Chauncey gosta de Alice e a vê como família. Isso remete ao M3GAN, em que o robô maligno queria manter Cady como sua amiga. Cabe a Gloria fazer a transição de detetive para especialista paranormal e elaborar um plano após seus anos de estudo do reino.

Gloria, Taylor e Jessica trabalham para chegar à dimensão etérea e trazer Alice de volta. Elas seguem as regras estabelecidas pelo urso, o que inclui Jessica se machucar fisicamente e atacar Taylor.

Aparentemente, a raiva ajuda a abrir o portal. Todos entram, mas Gloria acaba trancando a porta. Ela quer mantê-las lá, presas para sempre no novo terror da Blumhouse. Assim como Jessica e Alice, Gloria se sentiu uma forasteira durante toda a sua vida. Tudo o que ela quer é ser aceita. É por isso que ela escreveu livros sobre o reino e tem usado a família de Jessica.

Gloria quer ser aceita e permanecer nesse lugar sombrio para sempre. Surpreendentemente, a verdadeira forma de Chauncey se manifesta como um urso gigante que permite que ele maltrate Gloria até a morte. Ele não se importava com o fascínio dela, pois a conexão de Gloria não era real. Como resultado, qualquer intruso abandonado ali morrerá.

Jessica e Taylor acabam indo atrás de Alice, que é possuída de forma semelhante à de O Exorcista. Felizmente, elas salvam a garota, quebram o feitiço e saem do reino. Jessica vai parar no hospital onde seu pai está. Mas quando Max a ataca, ela percebe que ainda está presa.

O reino está pregando peças na mente de Jessica ao controlar suas memórias. Isso foi sugerido antes, quando ela viu o que aconteceu com seu pai. O pai de Jessica a salvou do Never Ever anos atrás, mas todas as imaginações e monstros destruíram sua mente.

Depois disso, ele teve de ser internado em um hospital psiquiátrico, pois Jessica era muito jovem para processar tudo isso. Jessica foi embora para ser criada por outros membros da família, pois sua mãe havia morrido por motivo de doença algum tempo antes. No entanto, Chauncey não entendia a dor que Jessica sofria.

Chauncey só queria um amigo, sem se importar com o fato de estar sendo egoísta. Agora, o urso quer ficar com Alice e punir Jessica por tê-la abandonado. Felizmente, Taylor chega para ajudar Jessica.

Taylor percebe que o trauma e a angústia do passado de Jessica estão destruindo sua mente. Essa dor distorce o Never Ever para mantê-los lá dentro. Com o tempo, eles começam a dobrar o lugar à sua vontade, usando essa habilidade para obter vantagem.

Jessica e Taylor enfrentam a forma final de Chauncey: Simon, a aranha, que é uma homenagem ao Pennywise de It: A Coisa. Essa foi a criatura que Jessica desenhou durante toda a sua vida, colocando-a constantemente em livros infantis. Mal sabia ela que era seu subconsciente que estava tentando mostrar a ela o que seu pai encontrou quando a puxou para fora durante a infância.

Eles ateiam fogo à criatura e fogem, o que leva ao incêndio da casa. Todos saem vivos, com exceção de Gloria. O final fala sobre apego e amor, com um Chauncey mal orientado que não quer se separar de Jessica. Ele manteve um controle mental sobre ela, e é por isso que, depois que Jessica adulta teve pesadelos com seu pai, ele conseguiu manipulá-la e fazê-la pensar que poderia voltar para casa para se curar.

Jessica não tinha a menor ideia de que estava caindo em uma armadilha espiritual, com Chauncey tramando para levar a alma de Alice nesse filme de terror. A cena final mostra como o espírito de Chauncey é realmente poderoso e imortal. Isso significa que as duas mulheres ficam assustadas no início quando veem um menino com um urso em um aeroporto, mas logo o descartam como inofensivo.

Elas acham que são paranoicas demais e que a maldição acabou de cair sobre sua família. Quando vão embora, o garoto começa a falar que o urso está com fome. Isso é exatamente o que Alice disse sobre Chauncey quando eles eram próximos, o que sugere que o garoto tem seu próprio urso imaginário. O fato de ele também estar recitando as regras de Chauncey confirma que ele é a próxima vítima.

Isso parece confirmar que o espírito é de fato imortal e está atacando quem ele quiser imaginar. Será difícil deter essa maldição porque ela se aproveita de algo que todas as crianças fazem: sonhar com amigos brincalhões.

É uma maneira inteligente de abrir um caminho para uma sequência imaginária, ao mesmo tempo em que reitera que Chauncey ou outros monstros do Never Ever sempre terão um caminho para este plano terrestre. Eles também sempre terão maneiras de aprisionar uma família que não gostariam que escapasse de seu covil. Tudo o que essas entidades imaginárias querem é amor e atenção, e muitas pessoas não sabem do que seus filhos estão se aproximando.

Chauncey em Imaginário

O que significa a música nos créditos de Imaginário

No final do filme, uma música assustadora é ouvida nos créditos de Imaginário sobre Chauncey. O áudio é uma referência direta ao principal ursinho de pelúcia do filme, Chauncey, que atua como vilão.

A decisão de ter essa música no final dos créditos de Imaginário pode ser a maneira da Blumhouse de indicar uma sequência. O fato da música do urso tocar e passar de uma criança cantando para uma voz mais assustadora pode indicar que Chaucey pode retornar para uma sequência de Imaginário se o primeiro filme for bem-sucedido.

Da mesma forma que a Blumhouse encontrou figuras reconhecíveis para suas outras franquias de terror, como M3GAN, Chaucey pode desempenhar o mesmo papel se Imaginário se tornar uma franquia. Isso poderia significar a continuação da história do urso após o final do filme ou até mesmo um prelúdio explorando a vida do urso antes do retorno de Jessica.

Qualquer uma das opções garantiria que Chaucey voltaria no próximo filme da franquia.

Imaginário está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile