Uma reportagem da Variety apresenta um argumento detalhado do roteirista britânico Simon Stephenson, alegando que o roteiro indicado ao Oscar de Os Rejeitados, amplamente elogiado, é extremamente semelhante ao seu próprio roteiro de 2013, Frisco.
De acordo com Stephenson, o diretor de Os Rejeitados, Alexander Payne, provavelmente leu esse roteiro.
O filme tem apenas um roteirista creditado: David Hemingson, que foi advogado especializado em entretenimento antes de se tornar roteirista e produtor de TV no final dos anos 1990.
Stephenson é creditado como co-roteirista em Luca, da Pixar, e recebeu um crédito de “material adicional” para escrever As Aventuras de Paddington 2.
O relatório da Variety parece mostrar que seu roteiro chegou antes de Alexander Payne.
Em Frisco: “Um alergista pediátrico de quarenta e poucos anos, especialista em avelãs e que está enfrentando um divórcio, aprende lições de vida com uma paciente de 15 anos, doente terminal, quando ela atrapalha sua viagem de fim de semana para uma conferência em São Francisco.” Os Rejeitados é a história de um professor de história rabugento de uma escola preparatória que é forçado a cuidar de uma aluna de 15 anos.
De acordo com a Variety, Stephenson entrou em contato com a WGA pela primeira vez sobre a alegação em 12 de janeiro. Normalmente, a associação não investiga alegações de plágio envolvendo roteiros especiais, mas o relatório afirma que a afirmação foi discutida. É prática comum que os executivos de histórias dos estúdios recusem roteiros especiais para evitar esse problema.
A Variety mostra diversos e-mails que sugerem que Payne leu o roteiro ou pelo menos estava ciente dele quando decidiu recusá-lo em dezembro de 2019 – pouco antes de começar a trabalhar com Hemingson no que se tornou Os Rejeitados. O veículo também publicou um memorando detalhado de Stephenson comparando os dois roteiros.
Payne disse em algumas ocasiões, inclusive no Festival de Cinema de Thessaloniki, em novembro, que estava envolvido na elaboração do roteiro de Os Rejeitados, apesar de ter optado por não receber crédito na tela.
Hemingson e Os Rejeitados concorrem ao Oscar de Melhor Roteiro Original no Oscar, em 10 de março.