Depois de quase três anos de espera, Invocação do Mal 4 finalmente encontrou seu diretor e confirmou ser o último filme principal da saga. Mas esse está longe de ser o fim da franquia.
Criada por James Wan, a franquia de terror de sucesso gira em torno dos vários casos de Ed e Lorraine Warren, investigadores paranormais casados na vida real, interpretados por Vera Farmiga e Patrick Wilson nos filmes principais e nos spin-offs.
Foi confirmado no final de 2022 que um quarto filme de Invocação do Mal estava em desenvolvimento com o retorno do roteirista original David Leslie Johnson-McGoldrick, embora nenhum diretor tenha sido definido.
O THR noticiou que Michael Chaves foi contratado para dirigir a próxima sequência de terror. Além de sua contratação, fontes confirmaram que o filme, que não tem mais o subtítulo Last Rites, e que será a última iteração principal do universo Invocação do Mal da New Line, algo que o diretor/produtor original James Wan vem sugerindo ao longo de seu desenvolvimento.
Atualmente, espera-se que Vera Farmiga e Patrick Wilson retornem para o filme, com início das filmagens previsto para o verão de 2024.
Invocação do Mal 4 não será o fim da franquia de terror de sucesso
Como Wan já havia indicado que esse seria o último filme da linha principal, talvez não seja surpresa para alguns que Invocação do Mal 4 tenha sido confirmado como o final.
A recepção mista de A Ordem do Demônio também levou a preocupações de que a franquia havia começado a se desgastar com os críticos e o público.
Embora possa ser o fim da franquia principal, é muito improvável que o quarto filme seja o fim do Universo Invocação do Mal como um todo.
No início de 2023, foi noticiado que Wan e o produtor Peter Safran haviam começado a desenvolver uma série de TV da franquia para o HBO Max, com a história prevista para ocorrer após os eventos dos filmes.
Dadas as agendas lotadas de Farmiga e Wilson, ainda não está claro se eles poderão retomar seus papéis de Lorraine e Ed, embora possam muito bem fazer breves aparições.
Isso poderia até mesmo levar à continuação da história criada por Annabelle 3, na qual Judy Warren, de Mckenna Grace, demonstrou ter habilidades de médium semelhantes às de Lorraine, tornando-a a possível protagonista da série.
Além disso, o recente sucesso financeiro e modesto de crítica de A Freira 2 deixou a porta aberta para a continuação desse lado da franquia.
Assim sendo, o universo Invocação do Mal continua firme e forte.