Polêmica

J.K Rowling é comparada a dementador e apagada de exposição de Harry Potter

Museu se posiciona contra transfobia da autora

Daniel Radcliffe como Harry Potter em A Pedra Filosofal.
Daniel Radcliffe como Harry Potter em A Pedra Filosofal.

Um museu nos EUA removeu todas as referências à criadora de Harry Potter, JK Rowling, de sua exposição que celebra a franquia do bruxinho.

O Museu da Cultura Pop em Seattle havia explicado sua decisão de retocar Rowling de sua exibição, devido às suas visões “super odiosas e divisivas”.

O gerente de projeto, Chris Moore, que é transexual, escreveu no artigo em blog sobre a exposição (via Deadline):

“Há uma certa entidade fria, sem coração e que suga alegria no mundo de Harry Potter e, desta vez, não é realmente um Dementador”.

“Nós adoraríamos ir com a teoria da internet de que esses livros foram escritos sem um autor, mas esta pessoa em particular é um pouco muito vocal com suas visões super odiosas e divisivas para ser ignorada”, continua.

“Por enquanto, os curadores decidiram remover qualquer um de seus artefatos desta galeria para reduzir seu impacto”, diz o artigo. “Não é uma solução perfeita, mas é o que conseguimos fazer a curto prazo enquanto determinamos práticas de longo prazo.”

J.K. Rowling é a autora de Harry Potter.

Exposição é mantida, mas sem Rowling

O jornal britânico Daily Mail relata que o museu manteve sua memorabilia de Harry Potter em exibição, mas agora sem menção à autora da franquia de sucesso.

Rowling foi previamente incluída no Hall da Fama de Ficção Científica e Fantasia do Museu, mas tornou-se uma figura controversa nos últimos anos, desde que apoiou publicamente o caso de uma mulher britânica que processou seus empregadores por demiti-la devido às suas visões de que o gênero deve ser determinado pelo sexo biológico.

Rowling expressou seu apoio à comunidade trans, mas também suas preocupações com a segurança das mulheres biológicas. Em uma postagem extensa nas redes sociais, ela também revelou ter sido vítima de violência doméstica.

A autora não participou dos eventos do ano passado para celebrar o 25º aniversário de seu primeiro livro de Harry Potter, enquanto os três jovens astros famosos por seus filmes se manifestaram para expressar solidariedade com a comunidade trans.

Daniel Radcliffe, que interpretou Harry nos filmes, disse no ano passado que os jovens haviam sido “machucados” pelas visões de Rowling.

Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.

Sair da versão mobile