Titanic rendeu uma indicação ao Oscar para Kate Winslet, mas nem tudo foi flores para a atriz no set do filme de James Cameron. O diretor revelou que ela pode ter saído traumatizada da experiência.
Dirigido por James Cameron, Titanic chegou aos cinemas nos anos 1990. O navio original, por outro lado, partiu da Inglaterra em 10 de abril de 1912. O naufrágio mais famoso de todos os tempos aconteceu 5 dias depois, em 15 de abril. Mais de 1500 pessoas morreram.
Nos cinemas, o elenco de Titanic foi liderado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como Jack e Rose. O filme conta também com Kathy Bates, Billy Zane, Frances Fisher e Victor Garber.
Explicamos abaixo por que Kate Winslet teve uma experiência não tão boa em Titanic.
Trauma em Titanic
Um fator que levou ao sucesso de Titanic foi sua precisão histórica. Cameron, já obcecado pela exploração oceânica, mapeou meticulosamente cada ponto do lendário navio.
A descoberta do naufrágio do Titanic nos anos 1980 revelou que ele realmente se partiu em dois durante a tragédia, algo que o diretor recriou de forma memorável em seu filme de 1997.
O fascínio e a devoção de Cameron ao projeto se estenderam ao elenco. Era essencial para o diretor captar a vida antes do naufrágio por meio de personagens fictícios e representações de passageiros reais que navegaram nessa trágica viagem.
Ele encontrou seus protagonistas em Leonardo DiCaprio e Kate Winslet; a última passou por uma filmagem cansativa, que mudaria toda a sua carreira. Anos depois, Winslet e Cameron se reencontram em Avatar: O Caminho da Água.
Filmar o drama épico foi uma experiência árdua para os envolvidos. O elenco e a equipe contraíram várias doenças desde o tempo na água e os longos dias de filmagem tornaram tudo ainda mais perigoso.
Para Winslet, isso significava passar por algumas condições potencialmente perigosas. Ela mostrou um corte profundo no joelho para o repórter do Los Angeles Times, David Gritten, e contou como ela fraturou um osso do cotovelo, além de ter ficado com hematomas.
Durante a entrevista, a atriz falou sobre o que Cameron trouxe para o projeto, chamando-o de “um osso duro de roer” e afirmando que “houve momentos em que fiquei genuinamente com medo dele”.
Mais de duas décadas depois, Cameron está reavaliando as filmagens. Relembrar a experiência de filmagem de Winslet deu ao diretor uma perspectiva mais aberta para os desafios que ela enfrentou na época.
“Acho que Kate saiu de Titanic um pouco traumatizada com a escala da produção e sua responsabilidade dentro dela”, disse ele ao Radio Times.
Você pode assistir Titanic por meio de plataformas digitais.