Polêmica

Joaquin Phoenix se recusa a dizer porque abandonou romance gay de Todd Haynes

Ator deixou o filme 5 dias antes do início das filmagens

Joaquin Phoenix
Joaquin Phoenix

Joaquin Phoenix abandonou às vésperas das filmagens o novo romance gay do diretor Todd Haynes, e o ator ainda se recusa a dizer o motivo da sua saída do projeto.

Durante sua passagem pelo Festival de Veneza, onde promove Coringa: Delírio a Dois, Phoenix foi questionado pelo IndieWire sobre o assunto e respondeu:

“Se eu explicar [por que saiu do projeto], estarei apenas compartilhando minha opinião, da minha perspectiva, e outros artistas não estão aqui para dizer as opiniões deles. Simplesmente, isso não parece certo para mim. Não tenho certeza de como isso seria útil. Então acho que não vou me explicar”.

Apesar de Phoenix não querer se justificar, rumores indicam que o ator largou o projeto por conta de seu conteúdo sexual explícito.

Christine Vachon, produtora do romance gay de Todd Haynes, chegou a declarar em sua rede social que a situação tem sido “um pesadelo”.

O motivo da saída do ator não ficou claro e pareceu ainda mais confuso para os envolvidos no projeto, já que Phoenix levou o projeto para Haynes.

Vachon, da Killer Films, compartilhou um artigo sobre a situação no Facebook e escreveu (via THR): “Uma versão disso realmente aconteceu. Tem sido um pesadelo”.

Vachon também abordou as críticas ao fato de Phoenix, que é heterossexual, ter sido escalado para um papel principal no filme de Haynes sobre um personagem gay.

“Se você se sentir tentado a nos criticar ou nos admoestar dizendo que ‘é isso que você ganha por escalar um ator heterossexual’ – NÃO O FAÇA”, escreveu ela. “Esse era o projeto DELE que ele trouxe para nós – e o histórico de Killer em trabalhar com atores, equipes e diretores LGBTQ fala por si só. (e para aqueles que TIVERAM – saibam que vocês estão piorando ainda mais uma situação terrível).”

Desde então, Vachon excluiu a postagem.

O filme de Haynes foi concebido para enfocar um intenso romance gay na década de 1930 e tem como co-protagonista Danny Ramirez, cujos créditos incluem Top Gun: Maverick e o próximo Capitão América: Admirável Mundo Novo. Além de Vachon, Pam Koffler também produziria. Uma fonte disse ao The Hollywood Reporter que a equipe ficou “arrasada” com a saída de Phoenix e que o valor gasto no filme foi de apenas sete dígitos.

Sair da versão mobile