John Wick revitalizou a carreira de Keanu Reeves, que voltou a ser um dos mais queridos astros de Hollywood. O filme basicamente funciona por quebrar uma irritante tendência de Hollywood.
O primeiro John Wick, intitulado De Volta ao Jogo no Brasil, não revela muito sobre o passado do protagonista. Sabemos que ele se aposentou, possivelmente por ter se apaixonado, e que ele era um assassino habilidoso.
Tudo isso é revelado aos poucos, sem flashbacks ou exposições desnecessárias. Aprendemos tudo o que sabemos sobre ele por meio de breves diálogos, informações posicionadas aqui e lá, sem cansar o espectador com infindáveis explicações.
O segundo e o terceiro filmes mantém essa tendência, acrescentando mais à mitologia da franquia, mas sem cair na exposição. O protagonista é aprofundado, mas o ar de mistério permanece.
Essencialmente, sabemos sobre John Wick estritamente o necessário, sem coisas que pesam a narrativa exageradamente.
Mais sobre a franquia John Wick
John Wick é uma franquia de ação criada pelo roteirista Derek Kolstad e de propriedade da Lionsgate.
Keanu Reeves interpreta John Wick, um assassino aposentado que se torna ativo novamente em sua busca por vingança.
A franquia começou com o lançamento de John Wick – De Volta Ao Jogo em 2014, seguido por duas sequências, John Wick: Um Novo Dia Para Matar em 2017 e John Wick 3: Parabellum em 2019.
Todos os três filmes foram considerados sucessos de crítica e bilheteria.
Keanu Reeves retorna ao papel em John Wick 4, que estreia em 27 de maio de 2022.