Logo após John Wick 4: Baba Yaga se tornar um dos maiores sucessos do ano nos cinemas do mundo inteiro, os fãs da franquia começaram a especular sobre uma potencial continuação para a trama. Meses após o lançamento do quarto capítulo, já podemos dizer que um 5º filme da saga seria uma péssima ideia.
“Com o preço por sua cabeça cada vez maior, John Wick leva sua luta contra a Alta Cúpula ao mundo todo, enquanto procura os jogadores mais poderosos do submundo, de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim”, afirma a sinopse oficial de John Wick 4: Baba Yaga.
Além de Keanu Reeves (Matrix) no papel principal, o filme conta com Donnie Yen (Mulan), Bill Skarsgard (It: A Coisa), Hiroyuki Sanada (Westworld), Lance Reddick (American Horror Story) e a popstar Rina Sawayama no elenco.
Revelamos abaixo por que continua John Wick após o quarto filme pode ser uma péssima ideia para a franquia; confira! (via ScreenRant)
John Wick 5 não faz sentido para a franquia
De acordo com o site ScreenRant, a produção de John Wick 5 pode ser uma péssima ideia para a franquia de Keanu Reeves.
O motivo não poderia ser mais simples: com o sinal verde para uma continuação, a franquia cancelaria completamente o impacto emocional do desfecho do quarto filme.
John Wick 4: Baba Yaga termina com a morte do personagem-título. Após derrotar inúmeros inimigos, o protagonista de Keanu Reeves morre em uma cena bastante poética, cheia de emoção e fortes sentimentos.
Nesse sentido, se John Wick 5 simplesmente decidir “reviver” o personagem, seria como um cuspe na cara dos fãs que se emocionaram com a conclusão do quarto filme nos cinemas.
Surpreendentemente, a equipe de John Wick 4 gravou um final alternativo para o longa. Na cena em questão, o filme revelaria que, na verdade, o assassino não morreu.
O personagem de Keanu Reeves seria mostrado observando, ao longe, seu próprio funeral. Se essa cena tivesse sido incluída em Baba Yaga, uma continuação para a franquia faria todo o sentido.
O problema é que, de acordo com as sessões de teste do longa, o público simplesmente odiou a sequência. Para a audiência, a cena destrói o arco que John Wick vive durante o quarto filme, caracterizando-se como uma saída fácil e clichê para a história do personagem.
Em outras palavras, a própria equipe de John Wick já sabe que, se após todo aquele dramalhão do final do quarto filme, o protagonista simplesmente voltar à vida, a audiência ficará revoltada com a reviravolta.
É por isso que a produção de John Wick 5 pode ser uma péssima ideia! Apesar disso, tudo indica que o filme será encomendado por uma simples questão: dinheiro.
John Wick 4: Baba Yaga faturou mais de 430 milhões de dólares nas bilheterias, estabelecendo-se assim como o filme mais lucrativo da franquia. Desse modo, o estúdio Lionsgate, provavelmente, não perderá a oportunidade de capitalizar ainda mais sobre a saga.
Vale lembrar que, atualmente, dois spin-offs de John Wick já estão confirmados: Ballerina (uma produção feminina com Ana de Armas no papel principal) e Continental (uma série de 3 episódios ambientada na juventude de Winston).
John Wick 4: Baba Yaga está disponível, para aluguel, no Prime Video.