Mais do que você gosta.

Publicidade

Curiosidade

Keanu Reeves foi coagido a pensar na mãe morrendo para chorar em filme

Esse ator famoso aprendeu a chorar do pior jeito

Publicado por Karol M.

21/02/2022 20:00

Disponível na HBO Max, o filme de romance e drama Ligações Perigosas, de 1988, foi um dos principais projetos com Keanu Reeves ainda no auge de sua juventude. O jovem ator tinha apenas 24 anos na época em que foi lançado e a obra, baseada em uma peça teatral, era carregada de tensão e emoção, mas o astro não conseguia chorar nas cenas necessárias.

O filme ambientado antes da Revolução Francesa acompanha Marquesa de Merteuil (Glenn Close) e o Visconde de Valmont (John Malkovich) destruindo a vida de todos ao seu redor. Reeves interpreta Le Chevalier Raphael Danceny, professor de música de Cécile (Uma Thurman) que acaba se apaixonando por ela.

Continua depois da publicidade

Para conseguir o máximo da interpretação e sensibilidade de Keanu Reeves, o diretor Stephen Frears fez o ator pensar em sua mãe morta para que as lágrimas começassem a fluir, conforme relata o livro Keanu Reeves: An Excellent Adventure, de Brian J. Robb.

Entendendo a técnica de choro

Segundo a obra literária, uma sequência inicial do longa exigia que Reeves chorasse, mas ele não conseguia e, frustrado com o ator, Frears disse: “Você não consegue pensar que sua mãe está morta ou algo assim?”

Robb chamou esse momento de Keanu Reeves como o “desafio de atuação mais difícil em sua carreira até agora – fazer as lágrimas rolarem”, mas felizmente, ainda que após várias horas, Reeves finalmente chorou e a cena foi gravada com sucesso.

O livro de Robb afirma ainda que o filme, disponível na HBO Max, teve um período de gravações curto, de apenas 10 semanas, mas o resultado foi um sucesso: apesar da dificuldade nas gravações, o projeto foi indicado a sete categorias do Oscar, faturando três vitórias: melhor direção de arte, roteiro e figurino.

Este foi um dos últimos filmes adolescentes de Keanu Reeves, que logo em seguida começou a se aventurar por longas dos mais variados gêneros, incluindo Matrix, na década seguinte.

Para assistir Matrix e Ligações Perigosas, clique aqui e assine Uol Play para ganhar 12 meses de HBO Max!

Publicidade