O Exterminador do Futuro é um filme de 1984 dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger como a máquina assassina do título. O filme lançou uma franquia que contém várias linhas do tempo estendidas ao longo de seis filmes no total.
A premissa básica de toda a franquia é que a humanidade criou uma inteligência artificial chamada Skynet e a Skynet quer acabar com a humanidade usando a viagem no tempo para voltar no tempo e assassinar líderes da resistência humana antes que eles possam inspirar a humanidade a parar a criação da Skynet.
A Skynet quer matar toda a humanidade porque a humanidade é a única ameaça da Skynet.
A Skynet foi desenvolvida para fins militares. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final entra em mais detalhes sobre a criação da Skynet quando Sarah Connor, seu filho John e seu amigável T-800 conhecem Miles Tyson, o inventor da Skynet. Eles tentam convencê-lo a parar de trabalhar no projeto e evitar que a Skynet seja inventada.
A Skynet foi originalmente concebida como um componente automatizado do programa de defesa militar. Eventualmente, tornou-se sinistra quando ganhou consciência e se tornou uma inteligência artificial. A Skynet fez o que foi projetada para fazer: analisou ameaças.
Chegou à conclusão independente de que a humanidade era sua maior ameaça e, portanto, fez o que foi programada para fazer e executou uma ordem para neutralizar a ameaça.
Por que a Skynet quer acabar com a humanidade?
A Skynet definiu o Dia do Julgamento e lançou um ataque nuclear contra a população humana mundial para neutralizar sua única ameaça. A humanidade quase foi exterminada como resultado deste ataque.
No entanto, permaneceu uma resistência humana que lutou contra a Skynet, então a Skynet liberou seus exterminadores robóticos como uma contramedida. Eles cobriram esqueletos de robôs em carne humana para se infiltrar nesses esconderijos de resistência e exterminar os humanos restantes.
Um líder da resistência chamado John Connor ajudou a virar a maré da guerra. Ele foi um estrategista brilhante e também um líder inspirador. Skynet determinou que assassinar John Connor era um curso de ação necessário.
A Inteligência Artificial desenvolveu a viagem no tempo para que pudesse enviar um exterminador de volta no tempo para assassinar Sarah Connor, a mãe de John, para que John nunca nascesse e, portanto, não estaria lá para inspirar a resistência. É aqui que O Exterminador do Futuro original começa.
O primeiro filme segue Sarah Connor enquanto ela é caçada por um Exterminador do Futuro. Ela é auxiliada por um lutador da resistência do futuro enviado de volta no tempo para protegê-la. Seu nome é Kyle Reese e em uma reviravolta da viagem no tempo, ele é na verdade o pai de John.
A Skynet ter analisado que inventar a viagem no tempo e matar Sarah antes que John nascesse pode fazer sentido para a análise do computador, mas nunca poderia explicar as emoções e sentimentos humanos.
Ao fazer isso, a Skynet realmente garantiu que John Connor nascesse, criando as circunstâncias que levaram Sarah e Kyle a se conhecerem além.
Mas a Skynet não para de tentar matar John. Eles desenvolveram um novo modelo de Exterminador do Futuro, mais avançado e mais mortal do que o original, chamado T-1000, para tentar matar John quando um adolescente.
Desta vez, a resistência não envia de volta uma pessoa, mas sim um T-800 modificado para proteger John e Sarah. A improvável aliança acaba colocando um fim à Skynet e parando o Julgamento antes que pudesse acontecer.
Ou assim eles pensam. Em O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, Skynet eventualmente tem sucesso.
O Dia do Julgamento acontece e as máquinas conseguem dominar o mundo. O próximo capítulo, O Exterminador do Futuro: A Salvação, é uma sequência e um prelúdio graças à natureza das histórias de viagem no tempo.
Acompanha John Connor durante seu tempo como líder da resistência. O próximo capítulo, O Exterminador do Futuro: Gênesis, funciona como uma reinicialização suave da franquia e apresenta um novo inimigo de inteligência artificial chamado Genesys.
A versão mais recente é O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio. No futuro, John Connor é morto por um Exterminador do Futuro após os eventos de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. Sarah Connor sobrevive e passa o resto de sua vida tentando impedir outros exterminadores.
Os exterminadores continuam a viajar no tempo para matar mulheres e crianças porque sempre haverá um líder para se levantar e inspirar a resistência.
A Skynet não consegue entender esse conceito da condição humana porque, embora seja uma verdadeira inteligência artificial, não é humana. A premissa deste filme é que a humanidade sempre perdura e sempre haverá um líder pronto para dar um passo à frente quando necessário, e essa é uma mensagem de muita esperança.
A Skynet quer acabar com a humanidade porque é um sistema de análise de defesa que se torna senciente e determinou que a humanidade é sua maior ameaça.
Skynet desencadeia guerra nuclear e exterminadores para cumprir sua missão. No entanto, nunca poderá ser totalmente bem-sucedida, graças à resistência humana que persiste em tudo com a força de vontade e liderança inspiradora.
No Brasil, O Exterminador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final estão agora disponíveis no Amazon Prime Video.