Alerta de spoilers
Matrix Resurrections (Matrix 4) usa os games para estabelecer seu alto teor metalinguístico, com alto foco na questão da escolha. O filme de Lana Wachowski conta com uma distinta conexão com a franquia Mass Effect, cuja adaptação para TV Henry Cavill disse que gostaria de participar.
Em determinado ponto de Matrix 4, é dito que o sacrifício de Neo em Revolutions mudou a forma de pensar de algumas máquinas. E parte delas enxergaram que poderiam coexistir com os humanos.
Essa parceria entre as duas raças possibilitou que Io, a nova cidade dos humanos, prosperasse, trazendo uma evolução impossível em Zion, como a agricultura, com direito até mesmo a morangos cultivados no subterrâneo.
Com isso, o filme foge do pensamento binário da trilogia original, que somente via duas alternativas: a vitória das máquinas ou a dos humanos. Mass Effect já trouxe algo assim anos antes.
Durante boa parte da trilogia de games, a missão é destruir os Reapers, uma raça avançada de sintéticos que destrói as civilizações avançadas a cada 50 mil anos. Em Mass Effect 3 outra alternativa é revelada: controlar essas máquinas.
Mas há uma terceira opção, que consiste em tornar todos os seres vivos da galáxia sintéticos (mistura entre máquinas e orgânicos). Isso acaba com a guerra e permite a coexistência entre as máquinas (Geth, Reapers e mais) e seres orgânicos, evitando, inclusive, futuros conflitos iniciados com essa premissa de rebelião das máquinas.
Essencialmente a coexistência é um aspecto central tanto em Matrix 4, quanto no fim de Mass Effect 3. Vale apontar que no filme com Keanu Reeves ainda há um personagem chamado Sheperd, enquanto o/a protagonista de Mass Effect é Shepard, indicando que Lana Wachowski realmente pode ter se inspirado na franquia amada por Henry Cavill.
Matrix 4 está nos cinemas no Brasil
A sinopse oficial diz: “Matrix Resurrections é uma continuação da história estabelecida no primeiro Matrix.”
“20 anos depois, a franquia que ajudou a definir a cultura pop na virada do século está de volta para uma continuação e extensão do filme original.”
“Uma nova aventura alucinante com ação épica, que se passa em um mundo familiar, mas ainda mais provocativo, onde a realidade é mais subjetiva do que nunca. Tudo o que é necessário para ver a verdade é libertar sua mente.”
O elenco principal de Matrix Resurrections (Matrix 4) conta com Keanu Reeves, Jessica Henwick, Carrie-Anne Moss, Christina Ricci, Jonathan Groff, Yahya Abdul-Mateen II, Jada Pinkett Smith, Priyanka Chopra e Neil Patrick Harris.
A direção é de Lana Wachowski, uma das diretoras da trilogia original.
O roteiro é de Lana Wachowski, David Mitchell e Aleksandar Hemon.
Matrix Resurrections (Matrix 4) está em cartaz no cinema no Brasil.