Desde que um novo filme na saga Matrix foi anunciado, muita polêmica foi feita sobre o trabalho do roteirista Zak Penn, que assinou filmes como Os Vingadores e O Incrível Hulk e foi chamado pelo estúdio para desenvolver o conceito.
Após o astro Keanu Reeves ser colocado nos holofotes por um fã durante a New York Comic-Con 2017 (Reeves disse “não saber de nada” sobre o novo filme), Penn se pronunciou no Twitter.
“Sim, estou escrevendo algo. Não é um reboot, um remake ou uma continuação. Vejam Animatrix, leiam os quadrinhos, e pensem no que as Wachowski fizeram”, escreveu ele.
1) Re: the Matrix, yes I’m writing something. Not a reboot, not a continuation, watch Animatrix, read comics to see what wachowskis did
— Zak Penn (@zakpenn) October 6, 2017
“Um roteiro em desenvolvimento não é um filme. Não há elenco, diretor, estilo para ser discutido ainda. Não há nada para ver aqui, pessoal… Por enquanto”.
2) a script in development is not a movie. No casting, director, style can be discussed yet. Nothing to see here folks…yet.
— Zak Penn (@zakpenn) October 6, 2017
“Não há a necessidade de colocar atores ou qualquer outra pessoa nos holofotes por enquanto. Não é um reboot ou uma reimaginação, não vamos reescalar personagens”.
3) no need to put actors or anyone on the spot, because there’s nothing there yet. No reboot or reimagining, no recasting involved.
— Zak Penn (@zakpenn) October 6, 2017
“De qualquer forma, esse não é o ponto do processo em que essas decisões seriam tomadas. Há muitos obstáculos para ultrapassar ainda”, concluiu.
4) and this is not the point in process that those decisions get made. So many hoops to jump through, the first one I gotta do myself.
— Zak Penn (@zakpenn) October 6, 2017
Lançados em 1999 e 2003, os três filmes da saga Matrix arrecadaram mais de US$1.5 bilhões mundialmente. Animatrix foi um longa de animação lançado em 2003 que expandia o universo do filme em vários curtas metragens.