Matt Damon foi questionado novamente sobre sua decisão de ter recusado convite para estrelar Avatar (2009), o filme com a maior bilheteria de todos os tempos (US$ 2,9 bilhões). Como o ator receberia 10% da bilheteria, isso significa que ele perdeu um pagamento de US$ 250 milhões.
“Tenho certeza que é o máximo de dinheiro que um ator já recusou, sabe?”, disse Damon em entrevista à Chris Wallace (via Variety), explicando que rejeitou Avatar porque não queria rescindir seu contrato na época para outro filme de Jason Bourne.
“Eu tinha um contrato”, explicou Damon. “Eu estava no meio das filmagens de Bourne e sabia que precisaríamos trabalhar até o final e eu tinha que chegar até a linha de chegada mas teria que sair do filme meio cedo [para Avatar] e deixar a equipe em apuros e eu não queria fazer isso. Eu queria desesperadamente trabalhar com [James] Cameron, porque ele raramente trabalhava”.
Ele continuou: “Não sabia como poderia deixar todos os meus amigos em apuros. Você sabe o que eu quero dizer?”, disse Damon sobre sua decisão de permanecer gravando um filme de Jason Bourne ao invés de estrelar Avatar.
Em dezembro, antes da estreia de Avatar: O Caminho da Água nos cinemas, o diretor James Cameron riu da decisão de Damon.
“Ele fica se culpando por isso”, disse Cameron à BBC. “E eu acho, tipo, ‘Matt é uma das maiores estrelas de cinema do mundo, supere isso’. Mas ele teve que fazer outro filme Bourne e não havia nada que pudéssemos fazer sobre isso. Então ele teve que recusar com pesar”.
Quanto à ideia de Damon fazer uma participação especial em uma futura sequência de Avatar, Cameron respondeu:
“Preciso fazer isso. Temos que fazer isso para que o mundo esteja em equilíbrio novamente. Mas ele não receberá 10%, f***-se isso”.
Avatar e Avatar: O Caminho da Água estão disponíveis no Disney+.