Despedida das telas

Michael Caine anuncia que está oficialmente aposentado

Ator de 90 anos agora vai se dedicar a escrever livros

Michael Caine
Michael Caine

Após ter dado uma entrevista no fim de setembro indicando que iria se aposentar, Michael Caine confirmou em entrevista para a BBC Radio 4 que agora decidiu se aposentar mesmo da carreira de ator.

Caine, conhecido por ter interpretado o mordomo Alfred na trilogia do Batman de Christopher Nolan, explicou que se sente pronto para se despedir de Hollywood após o sucesso de The Great Escaper, drama de Segunda Guerra Mundial aclamado pela crítica.

“Eu continuo falando que vou me aposentar. Bem, agora vou mesmo. Eu tive a chance de fazer um protagonista em um filme que recebeu críticas incríveis. O que eu vou fazer para superar isso? Os únicos papéis que provavelmente conseguirei agora são de homens de 90 anos, talvez 85. Eles não vão ser protagonistas. Você não tem homens protagonistas aos 90 anos, você vai ter meninos e meninas bonitos. Então pensei, posso muito bem sair em alta”.

Último filme de Caine, The Great Escaper é baseado na história real de Bernard “Bernie” Jordan, um veterano da Marinha Real que desapareceu de sua casa para idosos aos 89 anos para viajar para a França e participar do 70º aniversário do Dia D.

O ator de 90 anos não pretende mais fazer cinema, mas está se preparando para voltar a escrever livros – ele é autor de várias biografias. Em novembro, ele lança seu primeiro livro do gênero thriller, Deadly Game.

“Peguei COVID e fiquei sentado lá e não tinha nada para fazer. Não pude fazer nenhum filme, nada”, disse Caine sobre escrever o romance. “Sempre quis ser escritor e escrevi várias biografias. Depois escrevi um livro de ficção… Estou bastante surpreso [que tenha sido publicado]”.

Ao longo de sua carreira de ator de quase 70 anos, Caine estrelou mais de 130 filmes e ganhou dois Oscars, três Globos de Ouro, um prêmio SAG e um prêmio BAFTA por suas atuações em Regras da Vida, O Despertar de Rita, Hannah e Suas Irmãs, entre outros.

Sair da versão mobile