Michelle Rodriguez explicou o motivo de ter recusado voltar em Avatar: O Caminho da Água em entrevista à Vanity Fair.
Em Avatar, ela interpretou Trudy Chacón, uma piloto de combate que trabalha para o Programa Avatar e tem simpatia pelos Na’vi. No filme, Trudy acaba sacrificando sua vida durante uma batalha para impedir que vilões humanos assumam o controle de Pandora.
A atriz disse que já foi ressuscitada três vezes em filmes e que uma quarta vez teria sido “exagero”:
“Cara, quando eu vi Jim [Cameron] recentemente, ele disse, ‘Eu estava pensando, E se Michelle voltasse?’ Muitos dos outros personagens [de Avatar] voltaram [em O Caminho da Água]”, revelou Rodriguez.
A atriz então listou todas as vezes que seus personagens mortos foram trazidos de volta, dizendo a Cameron: “Eu voltei em Resident Evil, não era para ter acontecido. Voltei em Machete, não era para ter acontecido. Voltei com Letty [em Velozes e Furiosos], não era para ter acontecido. Não podemos fazer uma quarta [vez], isso seria um exagero!”.
“Eu não entendo, é tão estranho”, afirmou Rodriguez sobre muitos de seus personagens mortos voltando à vida. “Acho que eles não sabem o que fazer com a garota que não tem namorado. ‘Ela não tem namorado. Deveríamos mantê-la viva ou matá-la?’”, questionou.
Michelle Rodriguez rejeitou retornar para uma das maiores franquias do cinema, mas a atriz continuará aparecendo em superproduções. A atriz poderá ser vista em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, que estreia em 13 de abril no Brasil, e também em Velozes e Furiosos 10, que chega em 19 de maio.