Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 chegou aos cinemas no Brasil e quem já assistiu pode ter ficado com dúvidas acerca do desfecho. Vamos mergulhar nele!
Comandado por Christopher McQuarrie – diretor de Nação Secreta e Efeito Fallout – Missão Impossível 7 chega aos cinemas após vários adiamentos, ocasionados principalmente pela pandemia de Covid-19.
Pelo menos até o momento, o filme é aclamado por público e crítica, com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Abaixo, destrinchamos o final de Missão Impossível 7, falando sobre como ele prepara a continuação.
O que é a Entidade?
A ação começa quando o herói interpretado por Tom Cruise recebe a missão de encontrar uma chave misteriosa em duas partes antes que pessoas perigosas a obtenham, incluindo a ladra internacional Grace (Haley Atwell). Esse objeto é capaz de desbloquear e controlar uma arma de inteligência artificial muito poderosa que, nas mãos erradas, poderia devastar o mundo inteiro.
Como sempre, as apostas em Missão: Impossível são altas, e as reviravoltas da história neste sétimo filme serão essenciais para o futuro da franquia.
Pela primeira vez na saga Missão: Impossível, o grande mal não é algum criminoso habilidoso com um plano para destruir o mundo, mas uma inteligência artificial chamada de Entidade.
Esse poderoso programa de inteligência artificial sabe, vê e controla tudo. É capaz de manipular imagens ao vivo, enganar radares de submarinos, imitar vozes de outras pessoas, prever resultados lógicos com base em enormes quantidades de informações e muito mais.
Como Benji Dunn (Simon Pegg) descreve, a Entidade é um “parasita digital autoconsciente, autoaprendiz e devorador de verdades”. No entanto, ela está ligada a uma existência etérea, pois não possui um corpo físico. Por isso, ela precisa de um séquito para protegê-la.
Entra Gabriel (Esai Morales), escolhido pelo programa de IA devido à sua conexão pessoal com Ethan Hunt. A razão pela qual Hunt se juntou à IMF, algo que não vimos antes, pois antecede os eventos de Missão: Impossível de 1996, foi o assassinato de uma mulher que ele amava nas mãos de Gabriel. Como podemos imaginar, ver Gabriel força o agente a reviver memórias muito dolorosas.
A Entidade escolheu Gabriel porque tem medo de Hunt, que parece ser a única pessoa disposta e capaz de destruí-la no mundo. Os líderes mundiais querem utilizá-la como arma, mas o herói interpretado por Tom Cruise quer eliminá-la da Terra, tornando-se assim seu maior inimigo.
Conforme aprendemos na primeira sequência de Missão: Impossível 7, a única forma de neutralizar a Entidade é acessando seu código-fonte, que está escondido dentro de um cofre agora no fundo do mar. Após afundar intencionalmente o submarino Sevastopol que o carregava, a Entidade garante que ninguém tenha acesso a ele, separando as duas partes da chave necessárias para abrir a porta do cofre pelo mundo.
Depois de sobreviver a intensas perseguições em cidades como Abu Dhabi, Roma e Veneza, Ethan Hunt obtém a chave após uma perigosa luta a bordo do Expresso do Oriente. No entanto, há um grande problema: ele não sabe onde o cofre está localizado.
Gabriel e sua cúmplice Paris (interpretada por Pom Klementieff, de Guardiões da Galáxia) são as únicas pessoas com essa informação. Como a Entidade prevê que Paris os trairá, Gabriel a esfaqueia antes que ela tenha a chance de fazê-lo.
Felizmente, Paris sobrevive tempo suficiente não apenas para salvar Ethan e Grace de uma morte iminente, mas também para revelar a eles que o cofre está no Sevastopol. E Paris nem está completamente morta no final do filme, então há uma boa chance de vê-la novamente, desta vez ao lado do herói.
Tendo encontrado tudo o que precisava, Ethan parte de maneira bastante dramática, pulando do Expresso do Oriente com um paraquedas.
Grace permanece no trem, onde encontra Eugene Kittridge (Henry Czerny) e, seguindo as instruções da equipe de Hunt, se oferece como uma nova agente da Força Missão Impossível. Após se passar com sucesso por Alana ‘A Viúva Branca’ Mitsopolis (interpretada por Vanessa Kirby de The Crown) e provar suas habilidades de espionagem, parece que a ladra foi promovida a agente secreta internacional.
Quem morre em Missão: Impossível 7?
Antes deste final climático nos Alpes, Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 choca os fãs ao matar uma das melhores personagens da franquia desde sua introdução em Missão Impossível 5 (Protocolo Fantasma): Ilsa Faust, interpretada por Rebecca Ferguson.
Curiosamente, no início do novo Missão Impossível, a história dá a entender que Ilsa morre durante um tiroteio no deserto da Arábia, mas acaba se revelando que Ethan está mentindo sobre isso para que ela possa desaparecer por um tempo.
No entanto, ela se junta à equipe em Veneza, onde eles esperam obter mais informações sobre a Entidade na festa de Alana. Lá, Gabriel revela que a IA planeja manipular Ethan, que agora tem que escolher entre salvar Ilsa ou Grace. No final das contas, a escolha não será dele.
Após a Entidade enganar Ethan fazendo-o se perder pelas ruas estreitas de Veneza, Ilsa decide salvar Grace, que está lutando contra Gabriel em uma ponte próxima. Elas lutam e ele a mata, deixando o corpo para Ethan encontrar momentos depois.
Como descobrimos mais tarde, a Entidade queria repetir essa experiência traumática (Ethan se sentindo impotente enquanto Gabriel assassina alguém importante em sua vida) para que o agente secreto se consuma de raiva e mate Gabriel, a única pessoa que sabe onde encontrar a fonte do programa de IA.
Embora ainda não saibamos muitos detalhes sobre o oitavo filme, o final do sétimo nos dá pistas claras sobre o destino dos personagens.
Ethan Hunt sabe que a Entidade está no Sevastopol e tem a chave para acessá-la e destruí-la, mas não sabe exatamente onde ela está. Não temos dúvidas de que o programa de IA, ajudado por Gabriel, encontrará muitos obstáculos para colocar em seu caminho enquanto ele tenta encontrá-la.
Felizmente para o herói, Grace foi aceita na Força Missão Impossível, então ela será um grande trunfo nas próximas aventuras ao lado de Benji e Luther (interpretado por Ving Rhames). Talvez até mesmo Paris, interpretada por Klementieff, se junte à equipe, como mencionamos anteriormente.
Não esperamos que Ilsa Faust retorne, mas nunca diga nunca. Como fomos ensinados muitas vezes nesta franquia, tudo é possível, e nada é o que parece.
Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 está em exibição nos cinemas.