Missão no Mar Vermelho, novo filme da Netflix estrelado por Chris Evans, lida com a complicada história real de uma missão para resgatar judeus etiópicos do Sudão, e levá-los para Israel.
Em uma extensa matéria, o Digital Spy trouxe alguns dados sobre a missão real que inspirou o filme, e como a situação se manteve após os eventos dramatizados.
A começar pela decisão do filme de colocar a liderança em Ari (Chris Evans), que se apresenta um pouco equivocada, já que a operação começou de verdade por conta de um homem chamado Farede Yazazao Aklum.
Ele foi transformado no personagem de Michael K. Williams (chamado Kebede Bimro), e estava trabalhando secretamente na Etiópia com Mossad a fim de trocar armas para etiópicos judeus. Ele fugiu do país e caminhou até Khartoum, onde enviou cartas para agentes de Mossad pedindo ajuda. Eis que o agente Danny Limor (inspiração para o personagem de Evans) é enviado para resgatá-lo.
Em Sudão, Farede escreveu para as vilas judaicas, incentivando-os a fugir.
A chegada dos judeus etiópicos em Israel é um momento catártico em Missão no Mar Vermelho, mas a realidade foi um tanto mais intensa. A chegada dos judeus foi marcada por intenso preconceito, como era de se esperar, pelas diferenças culturais e religiosas.
Nos últimos trinta anos, diversas políticas de segregação forçada foram implantadas em escolas e bairros, o que geraram bairros similares a guetos de famílias etiópicas. Essa parte da população foi subjugada pelo sistema de saúde e também de rabinos, que não aceitam o fato de serem judeus.
“Inspirado em uma operação de resgate extraordinária, Missão no Mar Vermelho é a incrível história de um grupo de agentes secretos que no começo dos anos 80 usaram um resort de férias no Sudão como fachada para o transporte de milhares de refugiados para Israel. A equipe responsável pela operação é liderada pelo carismático Ari Levinson (Chris Evans) e pelo corajoso etíope Kabede Bimro (Michael Kenneth Williams)”, afirma a descrição da plataforma de streaming.
Haley Bennett, Alessandro Nivola, Michiel Huisman, Chris Chalk, Greg Kinnear e Ben Kingsley completam o elenco. A direção é de Gideon Raff.
Missão no Mar Vermelho está disponível na Netflix.