Nos filmes de Peter Jackson, Sauron tem duas “encarnações”: o Olho e uma figura imponente que sempre aparece trajada de armadura. O que muitos fãs não sabem é que, nos livros de Tolkien, o visual do vilão de O Senhor dos Anéis é bem diferente.
Um verdadeiro ícone do cinema de fantasia, a trilogia O Senhor dos Anéis faturou bilhões de dólares nas bilheterias, além de dominar as premiações mais importantes da indústria do entretenimento.
Dirigida pelo cineasta neozelandês Peter Jackson, a saga contou com três filmes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.
Mostramos abaixo as principais diferenças entre o Sauron dos livros de Tolkien e o vilão da trilogia de Peter Jackson; confira! (via ScreenRant)
Sauron não tem armadura nos livros de Tolkien
Surpreendentemente, a armadura negra de Sauron é uma criação original de Peter Jackson. O imponente traje, para o choque de muitos fãs, não aparece nos livros de Tolkien.
Na obra original, o escritor nunca descreve Sauron como uma figura de armadura. Na Segunda Era da Terra Média, vale lembrar, um Sauron disfarçado se torna instrumental para a criação dos Anéis de Poder.
Os Anéis em questão, logo em seguida, são divididos entre os elfos, os anões e os humanos. Porém, todas as joias compartilham a mesma falha: elas padecem em comparação ao poder do Um Anel, o artefato de Sauron.
No prólogo de A Sociedade do Anel, Isildur corta o Um Anel da mão de Sauron, derrotando assim a forma corpórea – e toda poderosa – do vilão.
Essa também é uma das poucas cenas dos livros de Tolkien nas quais Sauron é descrito no ápice de seus poderes. Isso é bastante inusitado, já que o personagem assume várias formas diferentes na obra original.
Na Primeira e na Segunda Era da Terra Média, Sauron é um ser metamorfo, mas em dado momento, ele escolhe uma forma permanente. O personagem, a partir daí, é descrito por Tolkien como “um homem mais alto que um humano comum, mas não gigante”.
Gollum também descreve Sauron como tendo uma “mão negra” e um “dedo perdido”. Nos livros, as descrições do personagem terminam por aí.
Nesse sentido, como citamos anteriormente, os livros de Tolkien não fazem referência à armadura negra que o personagem usa nos filmes de O Senhor dos Anéis.
A caracterização cinematográfica de Sauron, desse modo, é bem mais parecida com a descrição de Morgoth, o “chefe” do vilão, na obra de Tolkien. Em um canto élfico de “A Balada de Leithian”, o escritor descreve o primeiro Lorde das Trevas como “imponente, de armadura negra e coroa de ferro”.
Essa descrição claramente inspirou Peter Jackson na caracterização de Sauron nos três filmes de O Senhor dos Anéis.
Você pode conferir a trilogia O Senhor dos Anéis, junto com a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, no Prime Video.