Napoleão, cinebiografia do imperador francês dirigida por Ridley Scott, não é exatamente fiel à história. Por sinal, o diretor parece não se preocupar nem um pouco com isso, algo que já vimos em Gladiador. Mas Bonaparte realmente atirou nas pirâmides do Egito como aparece no filme? Veremos abaixo.
Napoleão é um épico de ação que detalha a ascensão e queda do icônico Imperador francês Napoleão Bonaparte, interpretado pelo ganhador do Oscar Joaquin Phoenix.
Com a direção do lendário Ridley Scott e roteiro de David Scarpa, o filme captura a incansável jornada de Bonaparte pelo poder, suas famosas batalhas, sua ambição implacável e sua mente estratégica surpreendente como um líder militar extraordinário e visionário da guerra.
Napoleão também aborda sua relação viciante e volátil com seu verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby), mostrando suas táticas militares e políticas visionárias em algumas das mais dinâmicas sequências de batalhas já filmadas.
Continue lendo para saber se Napoleão atirou nas Pirâmides do Egito como é mostrado no filme.
Napoleão atirou nas Pirâmides do Egito?
Lutada em 1798 durante a campanha do Egito, a Batalha das pirâmides foi um choque tão grande para os mamelucos que eles abandonaram Cairo, permitindo que Napoleão entrasse na cidade quase sem oposição.
O filme Napoleão mostra Bonaparte traçando suas linhas de batalha sob a sombra da Grande Pirâmide de Gizé – sobre a qual ele dispara diretamente, enviando porções de rocha que chovem sobre a cavalaria mameluca.
Isso não aconteceu – as pirâmides estavam à vista, mas não perto.
“A batalha em si ocorre a cerca de sete milhas de distância das pirâmides”, disse o historiador Zack White (via History Extra), “bem fora do alcance efetivo da artilharia para a época”.
Alguns espectadores podem ficar desapontados ao saber que Napoleão também não atirou no nariz da Esfinge.
Napoleão está em exibição nos cinemas.