De animes famosos como Seven Deadly Sins e Jojo’s Bizarre Adventure, passando por clássicos como Os Cavaleiros do Zodíaco, até produções pouco conhecidas como Violet Evergarden, a Netflix tem animações japonesas para todos os gostos – como a recém-lançada Sailor Moon Eternal.
Fãs do icônico anime dos anos 90 comemoraram recentemente o lançamento de Pretty Guardian Sailor Moon Eternal: The Movie, uma das estreias mais aguardadas da plataforma.
Além de atingir em cheio a nostalgia dos fãs de Sailor Moon, o longa é bastante elogiado por confirmar definitivamente que Sailor Urano e Sailor Netuno são um casal LGBTQ+.
O site Decider falou sobre a importância desse reconhecimento; confira abaixo!
Amor e diversidade em Sailor Moon
Pretty Guardian Sailor Moon Eternal: The Movie conseguiu oferecer algo que fãs do anime nos anos 90 sempre desejaram: Sailor Urano e Sailor Netuno em toda a sua glória amorosa.
A revelação não é exatamente uma surpresa para fãs hardcore de Sailor Moon. O filme é ao mesmo tempo uma continuação da série Sailor Moon Crystal e adaptação do Arco dos Sonhos da clássica saga dos mangás.
Ou seja: Sailor Urano se veste com roupas “masculinas” e é confundida com o “namorado” de Sailor Netuno.
Assistir a uma cena assim em 2021 foi “revolucionário” para inúmeros fãs que cresceram acompanhando as aventuras de Serena e sua turma em emissoras de TV americanas e brasileiras.
Com o passar das temporadas, Sailor Moon passou a introduzir as Guardiãs Exteriores, identificadas como as Sailors Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
As personagens tinham visuais diferentes das Sailors originais, e conquistaram rapidamente inúmeros fãs por seus estilos característicos e relações interpessoais.
Na época, fãs puderam descobrir também que duas das novas personagens – Sailor Urano e Netuno – viviam um relacionamento lésbico.
Infelizmente, nos anos 90, a mera ideia de duas garotas se amando era controversa demais para o grande público, considerada inapropriada para audiências mais jovens.
Por isso, a trama do casal foi encurtada e censurada em exibições ocidentais, apagando qualquer registro da relação amorosa de Sailor Urano e Netuno.
Os fãs, no entanto, se lembram. E a grande maioria ficou muito feliz com a confirmação do namoro na nova produção da Netflix.
Sailor Moon Eternal oferece aos fãs dedicados personagens, histórias e emoções que foram banidas da versão que provavelmente assistiram durante a infância – oferecendo assim uma espécie de libertação para tantas pessoas LGBTQ+.
O filme Sailor Moon Eternal já está disponível na Netflix! Confira abaixo o trailer.