Tom Hardy e seu personagem da Marvel, Venom, emprestaram seus nomes a uma aranha recém-descoberta na Austrália.
O gênero Venomius e sua única espécie atual, Venomius tomhardyi, foram descritos após uma expedição à Tasmânia.
Os cientistas MSc Giullia Rossi, Dr. Pedro Castanheira e Dr. Volker Framenau da Universidade Murdoch (Perth, Austrália), em parceria com o Dr. Renner Baptista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), descreveram o novo gênero de aranha no jornal de acesso aberto “Evolutionary Systematics”.
Tom Hardy interpreta Eddie Brock e seu alter ego Venom, um anti-herói intimamente ligado ao Homem-Aranha, em dois filmes da Marvel e empresta seu nome à única espécie do novo gênero.
As distintas manchas pretas no abdômen do aracnídeo lembraram os cientistas a cabeça do Venom, inspirando-os a escolher o nome incomum.
Nova espécie de aranha é descoberta
Segundo o Pensoft, o gênero pertence à família de aranhas Araneidae, que constrói teias circulares eretas para capturar presas.
Apesar de se assemelhar ao gênero relacionado Phonognatha, já que ambos não possuem tubérculos no abdômen, as aranhas recém-descritas são distintas em seu comportamento de criar buracos forrados de seda nos galhos das árvores para abrigo, além de suas genitálias diferentes.
O holótipo da nova espécie foi descoberto e posteriormente preservado no Museu e Galeria de Arte Queen Victoria após uma expedição à Tasmânia, Victoria, Austrália do Sul e Austrália Ocidental.
“Isso faz parte de uma pesquisa de longo prazo que tem como objetivo documentar toda a fauna de aranhas da Austrália, o que será de extrema importância para planos de manejo da conservação e a continuação do plano decenal de taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia”, disse o Dr. Pedro Castanheira.
Os pesquisadores também obtiveram espécimes suplementares de coleções científicas de aracnologia, com os pesquisadores examinando aproximadamente 12.000 registros em instituições australianas e estrangeiras.
“É realmente importante continuar descrevendo novas aranhas para avaliar a biodiversidade total desses predadores na Austrália”, acrescentou a primeira autora do estudo, MSc Giullia Rossi.
O primeiro filme do Venom com Tom Hardy pode ser assistido por meio de plataformas digitais. Já o segundo está no Prime Video. Um terceiro longa-metragem está em desenvolvimento.