Filmes

Novo Transformers quebra a linha do tempo da franquia e está tudo bem

Nova linha do tempo da franquia pode estar sendo construída

A Paramount Pictures já divulgou o trailer de Transformers: O Despertar das Feras, que adapta Beast Wars, animação dos anos 1990, para as telonas. A prévia mostra que Unicron é o principal antagonista do filme – ao menos é o que parece. Isso quebra a linha do tempo estabelecida pelos filmes originais e está tudo bem.

Depois de muitas iterações animadas e nos quadrinhos, os Autobots e Decepticons finalmente chegaram às telas de cinema em live-action em Transformers de 2007. Dirigido por Michael Bay, o sucesso de Transformers levaria a quatro sequências, também dirigidas por Bay, enquanto o filme Bumblebee, de 2018, serviu tanto como prelúdio, quanto como reboot.

O vindouro Transformers: O Despertar das Feras serve como uma continuação de Bumblebee, ambientado em 1994 com visuais mais próximos às animações (e brinquedos) originias.

Embora isso signifique que a linha do tempo do filme Transformers estabelecida nos filmes de Michael Bay não está sendo continuada, o tom dos dois lados da franquia (Bumblebee vs Transformers de 2007) mostra que uma conexão direta entre esses filmes simplesmente não funcionaria.

Dito isso, O Despertar das Feras também está abrindo novas portas para filmes de Transformers ainda mais independentes dos originais de Bay. Essencialmente, podemos ver uma linha do tempo diferente.

Transformers: A Ascensão das Feras contradiz a linha do tempo dos filmes originais

Entre os inúmeros indícios de que O Despertar das Feras inicia uma nova linha do tempo de Transformers, a apresentação do vilão Unicórnio talvez seja a mais convincente.

Unicron já havia aparecido em Transformers: O Último Cavaleiro, de 2017, que estabelece que os restos mortais dele estão dentro da própria Terra.

No entanto, o novo filme contradiz completamente essa ideia, trazendo sua própria versão ativa de Unicron em jogo.

Com o filme ambientado em 1994, ele efetivamente o corta da linha do tempo da franquia original Transformers.

Além disso, Bumblebee de 2018 também funcionaria como uma nova história da chegada dos Autobots à Terra, estabelecendo sua chegada em 1987, em oposição a 2007 no primeiro filme dos Transformers.

Embora isso pudesse ter sido reformulado em um retcon de origem se outros filmes de Transformers tivessem procurado conectar Bumblebee com os filmes de Michael Bay, a linha do tempo que está sendo estabelecida por O Despertar das Feras claramente se encaixa muito melhor com o que Bumblebee criou.

Embora a franquia Transformers possa não estar continuando de onde os filmes de Bay pararam, isso não necessariamente prejudica o novo longa-metragem.

A franquia Transformers mantém uma forte presença na cultura pop desde os anos 1980, com múltiplas iterações e interpretações dos Autobots e Decepticons ao longo dos anos.

Os próprios filmes de Transformers são apenas o exemplo mais recente disso e podem criar novas possibilidades para a franquia cinematograficamente.

Assim sendo, ignorar o que veio antes nem sempre é algo ruim, visto que as histórias podem ser contadas de formas diferentes, permitindo, além disso, maior liberdade para o que está por vir. Exemplo disso seria a reintrodução de Megatron, que não poderia acontecer se os eventos de Transformers de 2007 fossem respeitados. Afinal, ele estaria preso no gelo.

Transformers: O Despertar das Feras estreia em 8 de junho no Brasil.

Quando o novo Transformers for lançado nos cinemas, a franquia de filmes live-action incluirá sete filmes.

Começando com Transformers de 2007, os cinco primeiros filmes da série foram todos dirigidos por Michael Bay e, em ordem, incluem: A Vingança dos Derrotados, O Lado Oculto da Lua, A Era da Extinção, e O Último Cavaleiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.