Vem aí

Novos filmes de O Senhor dos Anéis podem corrigir grande problema da trilogia de Peter Jackson

Revival de O Senhor dos Anéis será produzido pela Warner

Pôster de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
Pôster de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Neste ano, a Warner Bros confirmou a produção de um “revival” da franquia O Senhor dos Anéis, com novas adaptações dos livros de J.R.R. Tolkien. Com os filmes inéditos, o estúdio tem a possibilidade de corrigir um dos maiores problemas da trilogia de Peter Jackson: o descaso com as personagens femininas.

Um verdadeiro ícone do cinema de fantasia, a trilogia O Senhor dos Anéis faturou bilhões de dólares nas bilheterias, além de dominar as premiações mais importantes da indústria do entretenimento.

Dirigida pelo cineasta neozelandês Peter Jackson, a saga contou com três filmes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Enquanto os novos filmes de O Senhor dos Anéis não estreiam, confira abaixo como as produções podem consertar o maior problema da trilogia de Peter Jackson, de acordo com uma matéria do site ScreenRant.

Cate Blanchett em O Senhor dos Anéis.

Novos filmes de O Senhor dos Anéis devem aumentar a diversidade

Apesar de muitos espectadores considerarem a trilogia O Senhor dos Anéis “perfeita”, os filmes de Peter Jackson possuem uma inegável falha: o descaso no tratamento das personagens femininas.

Felizmente, a nova adaptação de O Senhor dos Anéis, que será produzida pela Warner, pode atuar para consertar este problema.

Os filmes de O Senhor dos Anéis, de acordo com o site ScreenRant, não representaram as personagens femininas de maneira adequada, sofrendo com a ausência de diversidade e deixando de lado as mulheres mais importantes da história.

Na trilogia de Peter Jackson, apenas três personagens femininas ganham destaque: Arwen (Liv Tyler), Galadriel (Cate Blanchett) e Eówyn (Miranda Otto).

A elfa Arwen é largamente definida por seu romance com o humano Aragorn. Ela passa a maior parte da saga sofrendo pelo amado, em um papel bastante clichê para uma personagem feminina.

Galadriel, por sua vez, serve mais como um “símbolo” do que como uma personagem propriamente dita. Ela desempenha um papel importante na trajetória de Frodo, mas não ganha qualquer tipo de trama própria.

Éowyn, por fim, é a única que recebe um arco interessante. Afinal, ela é a responsável pela morte do Rei Bruxo de Angmar.

Nesse sentido, nos novos filmes de O Senhor dos Anéis, a Warner pode investir em uma caracterização bem mais aprofundada para as personagens, entrando de cabeça em suas motivações, desejos e personalidades. Com isso, a saga ficará mais dinâmica, diversa e interessante.

A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder fez algo parecido com Galadriel, transformando a personagem em uma protagonista ativa e colocando-a no centro da ação.

Resta aguardar para conferir se o revival seguirá o mesmo caminho. Até o momento, os novos filmes de O Senhor dos Anéis ainda não têm previsão de estreia.

Enquanto isso, você pode conferir a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder no catálogo brasileiro do Prime Video.

Sair da versão mobile