Uma nova pesquisa publicada pela Variety mostra que os filmes tiveram mais protagonistas mulheres em 2018. De acordo com a Universidade de Annenberg, 40 dos 100 filmes de maior arrecadação tiveram uma atriz como estrela ou co-estrela.
O aumento calculado, em comparação com 2017, é de oito filmes. Já se for comparado com 2007, é de 20 longas. Além disso, é o maior número de filmes protagonizados por mulheres em 12 anos.
O estudo ainda sugere que atrizes brancas conseguem mais papéis do que artistas de outros grupos étnicos. Mesmo assim, o número subiu em 2018. Dos 100 filmes com maior arrecadação, 28 tiveram uma protagonista de um grupo sub-representado, sendo cinco afro-americanas, três mulheres de etnia mestiça, duas latinas e apenas uma asiática. Em 2017, tinham 15.
Outro ponto analisado foi a crítica de que Hollywood tem descartado mulheres mais velhas, principalmente depois que se tornam mães. O levantamento descobriu que sete filmes foram protagonizados por atrizes com 45 anos ou mais.
O estudo da universidade também elogiou a Sony. De acordo com a pesquisa, foi o estúdio que mais buscou ter filmes com mulheres protagonistas. Logo depois estão Lionsgate, Paramount e Universal.