Filmes

O Animal Cordial | Assista à cena mais difícil de ser filmada do terror brasileiro

A diretora Gabriela Amaral Almeida não tem dúvidas ao eleger a cena do assalto como a mais complicada de ser rodada do longa O Animal Cordial, o primeiro slasher dirigido por uma mulher no Brasil – confira mais abaixo.

Para colocar em prática as quinze páginas de roteiro, a diretora revela que foi necessário uma semana de filmagens.

“A cena mais difícil de escrever e filmar – arcos sinuosos, mise-en-scène coreografada, efeitos especiais e por aí vai. Ajudou muito o fato de termos filmado na ordem cronológica. A equipe inteira vibrou quando rodamos o último plano desta cena”, conta, Almeida.

A história se passa em uma única noite em um restaurante de classe média alta em São Paulo que é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos e precisam lidar com a situação.

O local torna-se palco dos mais diferentes embates: empregados x patrão; ricos x pobres; homens x mulheres; brancos x negros. Civilização e barbárie: os dois conceitos se alternam na claustrofobia de um espaço, que vai sendo desconstruído à medida que soluções “cordiais” se tornam impossíveis.

O Animal Cordial | Murilo Benício e Irandhir Santos se enfrentam em cena do primeiro slasher brasileiro

O gênero já faz parte do portfólio da produtora baseada em São Paulo, que tem títulos como A Bruxa, de Robert Eggers, e Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra. Pode-se dizer, que faz parte de uma nova onda de produção no terror no Mundo, que não busca envolver a plateia através de sustos fáceis e truques clichês.

São filmes mais complexos, com diretores que dialogam com o gênero de cinema de arte e que buscam também trazer reflexões sociais.

Para Rodrigo Teixeira, esta nova forma de encarar o gênero também pode ser comercial:

“Acho que existe um tipo de filme de terror que faz terror com menos clichês como uma opção de subverter o gênero de uma maneira inteligente e isso também atrai público”.

O filme tem no elenco Murilo Benício (Inácio), o dono pacato do estabelecimento, Luciana Paes (Sara), a fiel garçonete do restaurante, Ernani Moraes (Amadeu), Jiddu Pinheiro (Bruno) e Camila Morgado (Verônica) como os fregueses, e Irandhir Santos na pele do cozinheiro (Djair). Completam o elenco Humberto Carrão, Ariclenes Barroso, Thais Aguiar, Eduardo Gomes e Diego Avelino.

O Animal Cordial estreia nos cinemas no dia 9 de agosto.

Sair da versão mobile