Filmes

O detalhe bizarro de It: A Coisa que muitos fãs não notaram

It: A Coisa de Stephen King segue um grupo de crianças aterrorizadas por uma criatura maligna e, embora haja muitos adultos por perto, ninguém realmente se importa com o que acontece com as crianças – aqui está o porquê. Em 1986, Stephen King aterrorizou gerações de leitores com o romance It: A Coisa, uma de suas obras mais famosas e aclamadas, que também abriu caminho para ondas de coulrofobia (medo de palhaços) em todo o mundo.

It: A Coisa ainda é bastante popular entre os leitores e agora é um clássico do gênero terror, e sua base de fãs só se expandiu graças às diferentes adaptações para o cinema e a TV que a história obteve.

It: A Coisa segue um grupo de crianças que se auto intitulam “Clube dos Perdedores” que vivem em Derry, Maine, e que se deparam com uma entidade maligna que muda de forma que vive nos esgotos. A forma preferida dessa criatura é a de Pennywise, o palhaço dançarino, mas ela se diverte tomando a forma de qualquer coisa que as crianças temem profundamente.

O romance então leva os leitores a 27 anos no futuro, enquanto os Perdedores, agora adultos, se preparam para retornar a Derry para lutar e finalmente derrotar a criatura que eles chamam de “Coisa”. A popularidade do romance permitiu que ele fosse adaptado para uma minissérie em 1990 (com Tim Curry como Pennywise), uma série de TV da Índia de 1998 e uma duologia de filmes dirigida por Andy Muschietti em 2017 e 2019.

Enquanto todos fizeram algumas mudanças para se adequar aos seus respectivos formatos e mais, mantiveram a essência da história e seus temas principais, como a perda da inocência, medo, amizade, abuso, etc., e uma grande questão permanece após cada um: por que os adultos da história não se importam com o que acontece com as crianças?

A Coisa acorda a cada 27 anos para se alimentar e suas vítimas preferidas são crianças, pois seus medos são menos complexos do que aqueles que assombram os adultos, mas ninguém em Derry parece notar esse padrão nem está muito preocupado com o súbito desaparecimento das crianças da cidade. Stephen King e todos os roteiristas e diretores responsáveis ​​pelas adaptações deixaram claro desde o início que os adultos não iriam desempenhar um papel na história (exceto para as versões adultas dos Perdedores, isto é), e tudo acontece durante a cena de abertura do assassinato de Georgie.

Tanto no romance quanto no filme de 2017, havia testemunhas da morte de Georgie – no romance, foi Dave Gardener quem ouviu Georgie gritar e o encontrou morto, enquanto no filme, era uma mulher morando na casa bem em frente o esgoto onde Georgie encontrou Pennywise, mas nenhum deles fez um esforço real para ajudar Georgie (Gardener levou 45 segundos para chegar depois de ouvir Georgie gritar e a velha nem se incomodou depois de ver um garoto no meio de uma tempestade olhando pelo esgoto).

A indiferença dos adultos na trama

O fato de os adultos estarem alheios ao que aconteceu com as crianças faz parte da influência da Coisa sobre os residentes da cidade, pois poderia torná-los cegos para o que estava acontecendo se desejasse, pois tornava mais fácil para a criatura se alimentar das crianças. Essa falta de atenção deixou as crianças vulneráveis ​​e, em alguns casos, com medo de tudo, tornando-as alvos muito fáceis para a Coisa.

Alguns espectadores e fãs vêem essa atitude dos adultos como um reflexo de como algumas pessoas na vida real fecham os olhos ao abuso infantil e optam por não se envolver, mesmo que esteja acontecendo bem na frente deles. Isso só deixa as crianças mais vulneráveis, como aconteceu com Bev quando seu pai não viu o sangue cobrindo todo o banheiro, pois não contam com a proteção dos pais e nem se importam com o que lhes acontece.

Enquanto nos filmes e na TV isso parece cruel e talvez até absurdo, já que as crianças começam a desaparecer enquanto outras ficam visivelmente traumatizadas e os adultos não movem um único dedo, no romance isso apenas eleva a história ainda mais, adicionando mais camadas a essa já complexa mas história fascinante. A Coisa é uma ameaça muito maior e perigosa do que pode parecer e teve controle total sobre os residentes de Derry por muito, muito tempo.

No Brasil, It: A Coisa está agora disponível na Netflix.

Sair da versão mobile