Muitos fãs não notaram, mas a abertura de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é igual a de outro conhecido filme. A curiosidade é que James Cameron já reclamou dessa inspiração.
O último filme da franquia com Arnold Schwarzenegger copia a abertura de Alien 3. No filme em questão, os personagens Newt e Bishop são mortos logo no início, para surpreender o público e levar a história da franquia para uma direção sombria.
Na década de 1990, quando Alien 3 chegou, James Cameron criticou a escolha. Porém, em 2019, o cineasta, que co-escreveu O Exterminador do Futuro 6, repetiu a polêmica decisão.
No começo do filme, John Connor está descansando em uma praia. Depois de fugir de robôs que querem matá-lo, é uma sensação diferente ver o personagem relaxando um pouco.
Isso até que um Exterminador o encontra e o mata. É exatamente a mesma ideia que o Alien 3.
Porém, o problema, é que a cena não parece funcionar bem em O Exterminador do Futuro.
Problema em O Exterminador do Futuro 6
De fato, a escolha é ousada. Porém, ao matar John Connor, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio acaba traindo os fãs – ainda mais aquelas que torciam por uma volta às raízes da franquia.
Além disso, Connor é morto para logo depois uma nova heroína ser apresentada. Ou seja, parece ser apenas para dar um choque ao público, sendo que parece que a história poderia ser desenvolvida sem uma escolha ousada como essa.
Enquanto isso, Alien 3 justifica a morte dos personagens na jornada de Ripley, que fica ainda mais sombria.
Já a morte de Connor para os espectadores é apenas um artifício. O que piora ela é que o personagem é o ponto central dos dois primeiros filmes de O Exterminador do Futuro – que são considerados os melhores da franquia.
Assim, O Exterminador do Futuro 6 desperdiça um importante e amado personagem, o que faz a escolha da abertura bastante criticada.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio pode ser visto em plataformas digitais.