Pode ser difícil de acreditar, mas um livro inspirou Duro de Matar, com Bruce Willis. O livro que chamou a atenção dos roteiristas foi a história de Roderick Thorp, de 1979, Nothing Lasts Forever.
Thorp supostamente criou o enredo após um sonho, e a história se tornaria a sequência de um de seus primeiros romances, The Detective, de acordo com o Cheat Sheet.
Como acontece com qualquer adaptação, existem diferenças entre o romance de Thorp e o filme. No livro, o nome do herói é Joseph Leland, que, como John McClane, é um policial de Nova York.
Mais diferenças que semelhanças
No entanto, Leland vai a Los Angeles para visitar sua filha distante, que ele tem que resgatar de um grupo de terroristas.
Embora o filme com Bruce Willis e o livro sejam diferentes em algumas áreas, Duro de Matar incluiu muitas das sequências de ação de Nothing Lasts Forever.
Duro de Matar gerou uma franquia de grande sucesso, com Bruce Willis voltando para várias continuações. Um novo filme chegou a ser desenvolvido, mas aparentemente foi engavetado.