Caso real

O perturbador criminoso da vida real que inspirou Fragmentado

Conheça a história real que inspirou o filme Fragmentado e sua representação do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI).

O perturbador criminoso da vida real que inspirou Fragmentado

O filme Fragmentado de M. Night Shyamalan é controverso por sua representação sobrenatural e monstruosa do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) mas ao olhar para o julgamento real que inspirou o personagem e a história, suas decisões fazem mais sentido.

O filme explora o TDI através do personagem perturbador de Kevin Wendell Crumb, inspirado em parte no caso de Billy Milligan, que foi inocentado devido ao TDI após cometer crimes horríveis nos anos 80.

Embora Fragmentado tenha sido influenciado pelo caso de Milligan, seu enredo é ficcional com elementos da vida real. Shyamalan sempre foi fascinado pelo TDI, mesmo em uma época em que muitas pessoas duvidavam de sua existência.

Ele se interessava pelos efeitos físicos do transtorno, como demonstrado no filme pelos diferentes problemas de saúde de cada personalidade de Kevin. Shyamalan começou a escrever o roteiro de Fragmentado em 2001, mas levou 15 anos para finalmente produzir o filme, com meticulosa pesquisa e escolha de elenco.

O caso Billy Milligan

O caso real de Milligan, onde ele foi inocentado devido ao TDI, inspirou a criação do personagem de Kevin em Fragmentado. Milligan foi inicialmente preso em 1977 por vários crimes, mas alegou que um de seus 24 “alter egos” era responsável. Ele passou por rigorosas avaliações psiquiátricas e foi considerado inocente em 1978.

Apesar de sua liberação, o caso de Milligan continua a atrair atenção até hoje. Enquanto no passado casos como o de Milligan eram possíveis, hoje em dia é mais difícil usar o TDI como defesa, pois é necessário provar uma ligação direta entre a saúde mental do acusado e suas ações.

Fragmentado usa elementos da história de Milligan, mas também toma liberdades criativas, como a adição de um elemento sobrenatural à trama.

Embora o filme seja controverso, a performance de James McAvoy como Kevin é aclamada por sua versatilidade ao retratar diferentes personalidades. Enquanto o filme pode não ser uma representação exata do caso de Milligan, continua a despertar interesse e debate sobre o TDI.

Fragmentado está disponível na Netflix, no Star+, no Prime Video e no Globoplay.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.