Filmes

O que acontece com [SPOILER]? Mistério de Mad Max: Estrada da Fúria é explicado

A tão esperada quarta parte da saga Mad Max, Mad Max: Estrada da Fúria, não decepcionou quando chegou aos cinemas em 2015, mas o que foi o “Lugar Verde” do filme?

Chegando aos cinemas décadas após o terceiro filme de Mad Max, Mad Max – Além da Cúpula do Trovão, Mad Max: Estrada da Fúria foi uma obra-prima do cinema de ação por um quilômetro por minuto.

O filme contou a história econômica e propulsiva da interpretação quase muda de Tom Hardy do personagem-título enquanto ele cruzava um deserto perseguido pelo líder do culto Immortan Joe. Mas, apesar do título, era realmente a história de Furiosa de Charlize Theron e a ninhada de cativas que ela salvou, com Max atuando como um canal para sua fuga ousada.

Empolgante e intensa, a ficção científica distópica de Mad Max: Estrada da Fúria conseguiu condensar anos de história de fundo e sabedoria em poucos minutos de tempo na tela, sem nunca comprometer seu ritmo implacavelmente rápido. No entanto, como resultado desse estilo de narrativa cheio de adrenalina, alguns detalhes do universo de Mad Max: Estrada da Fúria ficaram misteriosos, pois o filme de movimento rápido esperava que os espectadores preenchessem muitos espaços em branco para não diminuir o ritmo.

Qualquer um procurando pelos bastidores do cânone de Immortan Joe, Furiosa e Max, por exemplo, precisava procurar a série de quadrinhos associada.

Mas um dos muitos mistérios de Mad Max: Estrada da Fúria que nem mesmo esses quadrinhos iriam responder era qual é a natureza exata do “Lugar Verde”, e por que esse local agora perdido é tão importante no mundo da série. Para grande parte da ação de Mad Max: Estrada da Fúria, o Lugar Verde é essencialmente um MacGuffin geográfico, um local para o qual a anti-heroína, Imperatriz Furiosa, e as cativas libertadas de Immortan Joe estão se dirigindo, mas ninguém oferece uma explicação para isso.

No entanto, um mergulho profundo nas origens do mítico oásis do filme no deserto ilustra não só por que Furiosa e as Vuvalini de Muitas Mães pensaram que ele ainda estaria lá, mas também por que não estava e o que aconteceu com ele.

O misterioso Lugar Verde

Muito antes dos eventos de Mad Max: Estrada da Fúria (e provavelmente antes do apocalipse invisível que ocorre no universo de Mad Max), o Lugar Verde era uma seção de terra ainda fértil localizada fora do que mais tarde se tornou a Cidadela. As Vuvalini habitaram a área por um período indeterminado antes dos eventos de Mad Max: Estrada da Fúria, durante a qual cultivaram na terra e sobreviveram em seu rico solo.

Por mais que se pareça com o resto do terreno baldio abandonado de Mad Max, o solo do Lugar Verde acabou se tornando muito contaminado para sustentar a vida humana ou a agricultura. Foi nesse ponto que as Vuvalini de Muitas Mães se mudaram, embora a certeza inflexível de Furiosa de que o Lugar Verde existe diga aos espectadores que provavelmente ainda foi o lar de humanos durante sua vida.

Pouco se sabe sobre a história pré-Mad Max: Estrada da Fúria de Furiosa, e há uma chance sólida de que seu próximo filme estrelado por Anya-Taylor Joy explique sua conexão com o Lugar Verde antes de sua destruição.

Sair da versão mobile