Napoleão, novo filme de Ridley Scott sobre o imperador francês, já está nos cinemas. A obra retrata boa parte da vida dessa figura histórica e chega a abordar brevemente a morte dele. Vamos ver mais em detalhes o que aconteceu na vida real.
Napoleão é um épico de ação que detalha a ascensão e queda do icônico Imperador francês Napoleão Bonaparte, interpretado pelo ganhador do Oscar Joaquin Phoenix.
Com a direção do lendário Ridley Scott e roteiro de David Scarpa, o filme captura a incansável jornada de Bonaparte pelo poder, suas famosas batalhas, sua ambição implacável e sua mente estratégica surpreendente como um líder militar extraordinário e visionário da guerra.
Napoleão também aborda sua relação viciante e volátil com seu verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby), mostrando suas táticas militares e políticas visionárias em algumas das mais dinâmicas sequências de batalhas já filmadas.
Continue lendo para saber o que aconteceu nos anos finais de Napoleão Bonaparte e como ele morreu.
Como Napoleão Bonaparte morreu?
Como explorado no final do filme de Ridley Scott, Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida no exílio na ilha de Santa Helena, território ultramarino Britânico, localizada praticamente no meio do Oceano Atlântico.
O motivo desse exílio veio de sua derrota na Batalha de Waterloo em 1815.
Cercado por tropas do Reino Unido e da Prússia, com mais avançando de outros países da Sétima Coalizão, Napoleão fez uma última batalha, apenas para ser derrotado, levando à sua captura pelas forças britânicas.
Como penitência por seus crimes, Napoleão foi então exilado para Santa Helena, já que o governo britânico não permitiria que ele permanecesse na Inglaterra. Em vez disso, Napoleão foi enviado para uma ilha ocupada pelos britânicos localizada na costa da África.
Lá, Napoleão viveu o restante de sua vida. Conforme mencionado pelo texto na tela no final do filme sobre Napoleão, Bonaparte viveu em Santa Helena por cerca de seis anos antes de falecer.
Seu exílio em Santa Helena foi em grande parte pacífico. Ele faleceu aos 51 anos em 1821, seis anos após sua derrota na Batalha de Waterloo.
Curiosamente, a morte de Napoleão, mais especificamente a causa de seu falecimento, tem sido objeto de longos debates. No entanto, foi mencionado comumente que Napoleão morreu devido a um problema relacionado ao estômago.
Enquanto alguns historiadores afirmaram que Napoleão morreu de câncer de estômago, outros deduziram que uma úlcera estomacal era a causa mais provável de sua morte.
Napoleão está em exibição nos cinemas.