Os filmes de O Senhor dos Anéis cortaram um momento importante da história criada por J.R.R. Tolkien, mas se tudo der certo, o novo filme da franquia focado em Gollum pode resolver esse problema. Com lançamento previsto para 2026, a história pode mostrar a busca de Gandalf pela criatura e a sua captura por Sauron.
Esse momento acontece nos livros de Tolkien, mas em A Sociedade do Anel, Peter Jackson condensa tudo entre a festa de aniversário de Bilbo e Frodo partindo do Condado. O fato de que o filme poderá detalhar eventos não vistos anteriormente, oferece esperança de que outro momento cortado dos filmes possa receber tratamento semelhante, no caso, O Expurgo do Condado.
Filme de Gollum pode dar mais detalhes sobre o Expurgo do Condado
O Senhor dos Anéis: A Caçada por Gollum (em tradução livre) mostrará alguns momentos ignorados na trilogia de Jackson, que finalmente serão adaptados adequadamente em tela. Com Andy Serkis reprisando o papel de Gollum e Ian McKellen sendo cotado para retornar como Gandalf, o filme deverá consertar alguns detalhes sobre a linha do tempo dos filmes.
No momento do Expurgo do Condado, vemos Saruman e suas forças invadindo a morada dos hobbits, onde Frodo e seus amigos são forçados a recuperá-la após a derrota de Sauron, tornando este o confronto final dos livros.
Embora Frodo tenha uma visão do expurgo no espelho de Galadriel, Jackson não queria adaptar o momento em O Retorno do Rei. Ele explicou que isso teria sido uma maneira “anticlimática” de terminar os filmes, e acreditava que teria sido uma distração em O Retorno do Rei.
Ausência de Saruman pode complicar a adaptação
Embora A Caçada por Gollum prove que os eventos de O Senhor dos Anéis podem ser adaptados em retrospecto, há grandes desafios em adaptar o Expurgo do Condado. O maior é o fato é que Saruman acaba sendo destruído em O Retorno do Rei, tornando impossível que ele devaste o Condado mais tarde. E mesmo que a adaptação quisesse mudar a linha do tempo da expurgação, a presença de Saruman ainda seria impossível sem o falecido Christopher Lee.
A única maneira de adaptar alguma versão do expurgo seja talvez colocar os Orcs e Uruk-hai para atacarem a casa de Frodo. Na verdade, não vemos o retorno dos Hobbits imediatamente após a Guerra do Anel, então é possível que eles ainda precisem recuperar suas terras do inimigo.
A trilogia de O Senhor dos Anéis, assim como o filmes de O Hobbit, estão disponíveis na Max.