Aclamado

Oppenheimer: 15 anos depois, Christopher Nolan finalmente supera O Cavaleiro das Trevas

Nota de Oppenheimer no Rotten Tomatoes é revelada

Cillian Murphy em Oppenheimer
Cillian Murphy em Oppenheimer

Oppenheimer finalmente chega aos cinemas nesta semana e os críticos estão aclamando o longa-metragem de Christopher Nolan. De fato, os elogios são tantos, que o filme até superou a avaliação de Batman: O Cavaleiro das Trevas, como mostraremos adiante.

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.

Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O elenco também conta com Emily BluntRobert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.

O longa-metragem representa a primeira parceria de Christopher Nolan com a Universal. O diretor encerrou uma união de muitos anos com a Warner Bros.

Esse é o filme mais longo do diretor, apesar de ter sido rodado em pouco menos de 2 meses.

Confira, abaixo, o que os críticos disseram sobre Oppenheimer e qual a nota do filme.

Matt Damon e Cillian Murphy em Oppenheimer
Matt Damon e Cillian Murphy em Oppenheimer

Nota de Oppenheimer supera a de Batman: O Cavaleiro das Trevas

No presente momento, Oppenheimer está com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 98 análises computadas. Dessa forma, o longa-metragem supera a avaliação de Batman: O Cavaleiro das Trevas, também dirigido por Nolan, que tem 94% de aprovação.

Confira, abaixo, alguns trechos das críticas publicadas sobre o filme.

Graeme Guttman, Screen Rant: “Nolan tem sido criticado por uma abordagem cinematográfica considerada estéril por alguns, afirmando que ele se concentra mais nos componentes técnicos de seus filmes do que nos aspectos humanos. Oppenheimer une ambos – por meio de closes íntimos, Murphy transmite uma devastação pessoal com uma compreensão crescente de que ele criou um novo mundo”.

Ross Bonaime, Collider: “Murphy está lindamente contido aqui, e mesmo que suas ações mudem o mundo, podemos sentir as implicações das conquistas de Oppenheimer apenas através de um olhar nos olhos de Murphy ou da maneira como ele hesita em uma frase. Após anos de colaboração com Nolan, a interpretação de Murphy de Oppenheimer será considerada uma das melhores performances já capturadas pela câmera de Nolan”.

Peter Bradshaw, The Guardian: “Este é o big bang, e ninguém poderia tê-lo tornado maior ou mais avassalador do que Nolan. Ele faz isso sem transformá-lo em uma manobra de ação – embora esse filme, apesar de toda a audácia e ambição, nunca resolva completamente o problema de sua própria obscuridade: preenchendo o drama com tamanha extensão com o tormento do gênio-burocrata Oppenheimer em detrimento da experiência japonesa e da população de Hiroshima e Nagasaki”.

Owen Gleiberman, Variety: “Continua sendo um filme totalmente de Nolan. Isso é sentido na maneira vertiginosa, densa e alucinante em que ele corta e mistura cronologia, psicodrama, investigação científica, traições políticas e história escrita com raios – não é mera metáfora neste caso, já que o filme, que conta a história do homem que criou a bomba atômica, parece quase ser sobre a invenção dos raios”.

Pete Hammond, Deadline: “Com três horas de duração, há muita história para contar aqui, e Nolan a condensa de maneira agradável, movendo-a com o ritmo dos melhores thrillers”.

Johnny Oleksinski, New York Post: “Apenas a mente brilhante por trás de Amnésia, A Origem e a trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas concluiria que uma cinebiografia de J. Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica, poderia ser tanto um drama moralmente complexo, informativo e envolvente quanto um espetáculo visual de tirar o fôlego”.

David Rooney, The Hollywood Reporter: “Tanto um estudo aprofundado de personagem quanto uma ampla narrativa histórica, Oppenheimer de Christopher Nolan é um thriller inteligente sobre o homem que liderou o Projeto Manhattan para construir a bomba que encerrou a Segunda Guerra Mundial”.

Oppenheimer estreia em 20 de julho nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.