Filme foi editado

Oppenheimer: Cena de nudez de Florence Pugh é censurada na Índia e Oriente Médio

Bomba atômica pode, peitos não

Florence Pugh como Jean Tatlock e Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer
Florence Pugh como Jean Tatlock e Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer

Oppenheimer tem algo mais em comum com Barbie, além de ambos serem de ótimos diretores e terem estreado no mesmo dia: os dois filmes enfrentam censuras.

Um momento íntimo no sombrio drama histórico de Christopher Nolan, foi censurado no Oriente Médio e na Índia.

A cena alterada acontece quando J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy, está sentado nu diante de Jean Tatlock, interpretada por Florence Pugh.

Na versão não editada do filme, Pugh está sem blusa enquanto conversa com o personagem de Murphy em um quarto de hotel.

Mas na sequência que é exibida nos cinemas da Índia e do Oriente Médio, seu corpo é coberto por um vestido preto criado por computação gráfica.

Como a maioria dos filmes que contêm cenas explícitas de sexo ou nudez, fontes próximas ao filme confirmam que essas cenas foram censuradas para garantir a exibição em países como a Índia e o Oriente Médio, onde esse tipo de conteúdo não é permitido nos cinemas.

Oppenheimer também causou controvérsia na Índia ao citar textos do Hinduísmo, especificamente a frase “Eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos”, da qual o físico lembrou quando a primeira bomba nuclear foi detonada, durante uma cena de sexo anterior com Tatlock.

Veja como a cena editada ficou, abaixo.

Florence Pugh com vestido criado digitalmente em Oppenheimer

Novo trabalho de Christopher Nolan

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.

Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O elenco também conta com Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.

O longa-metragem representa a primeira parceria de Christopher Nolan com a Universal. O diretor encerrou uma união de muitos anos com a Warner Bros.

Oppenheimer está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile