Christopher Nolan revelou uma técnica inovadora que usou ao escrever o roteiro de Oppenheimer, que ele acredita não ter sido feita antes.
Conversando com a Empire, Nolan se abriu sobre a produção de Oppenheimer, em particular uma técnica que ele usou ao escrever o roteiro.
Nolan revelou que escreveu todo o roteiro do filme em primeira pessoa para capturar melhor a mentalidade de Oppenheimer e colocar o público em sua cabeça.
“Escrevi em primeira pessoa, o que nunca tinha feito antes. Não sei se alguém já fez isso antes. Mas o ponto é que, com as sequências de cores, que é a maior parte do filme, tudo é contado do ponto de vista de Oppenheimer – você está literalmente olhando através de seus olhos”.
“Coisa estranha de se fazer. Mas foi um lembrete para mim de como filmar o filme. Foi um lembrete para todos os envolvidos no projeto: ‘Ok, esse é o ponto de vista de cada cena’. Eu queria realmente passar por essa história com Oppenheimer; Eu não queria sentar ao lado dele e julgá-lo. Parecia um exercício inútil. Isso é mais coisa de documentário, ou teoria política, ou história da ciência. Esta é uma história que você vive com ele, você não o julga. Você está diante desses dilemas éticos inconciliáveis com ele”, continuou.
Novo trabalho de Christopher Nolan
Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.
Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O ator queria participar de um filme de Nolan há anos. O elenco também conta com Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.
O longa-metragem representa a primeira parceria de Christopher Nolan com a Universal. O diretor encerrou uma união de muitos anos com a Warner Bros.
Oppenheimer estreia nos cinemas em 20 de julho.