Nem mesmo o cuidadoso olhar de Christopher Nolan foi capaz de evitar um flagrante erro em Oppenheimer! O drama biográfico, atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, se destaca por sua fidelidade histórica. Mas, em uma das cenas mais importantes do longa, os espectadores não demoraram a perceber uma inegável falha.
“Oppenheimer explora como o brilhantismo, a arrogância e o impulso implacável de um homem mudaram a natureza da guerra para sempre, levando à morte centenas de milhares de pessoas e desencadeando histeria em massa”, diz a sinopse oficial de Oppenheimer.
O elenco de Oppenheimer é liderado por Cillian Murphy (Peaky Blinders), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Matt Damon (Perdido em Marte) e Emily Blunt (Um Lugar Silencioso).
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inconsistência histórica que acontece na trama de Oppenheimer; confira! (via Insider)
Fãs notam inconsistência história em cena de Oppenheimer
Uma das cenas mais importantes de Oppenheimer acontece no segundo ato do filme, logo após o primeiro teste da bomba atômica.
Na sequência em questão, o protagonista de Cillian Murphy faz uma espécie de “discurso” para os moradores de Los Alamos – a cidade que foi criada no meio do deserto para a condução do Projeto Manhattan.
Em sua fala, o cientista adota uma perspectiva nacionalista, caracterizando o desenvolvimento da bomba como uma “vitória”. Porém, em seu eu mais íntimo, a única coisa que ele consegue imaginar é o efeito devastador que a arma traria para a humanidade.
É nessa cena que acontece o principal (e talvez o único) erro histórico de Oppenheimer. Christopher Nolan, conhecido por seu perfeccionismo, não notou a falha!
A inconsistência histórica, nesse sentido, foi apontada por espectadores do longa no Twitter. Uma das postagens, inclusive, chegou a viralizar nas redes sociais.
“O filme é ótimo, mas terei que ser aquele cara que vai reclamar do fato de eles terem usado uma bandeira americana de 50 estrelas em uma cena ambientada em 1945”, diz um usuário do Twitter identificado como Andy Craig.
A afirmação do espectador está correta! Na cena em questão, as bandeiras empunhadas pelos moradores de Los Alamos têm 50 estrelas – uma grande inconsistência histórica.
Na bandeira dos Estados Unidos, é importante lembrar, cada estrela significa um estado ou território. No entanto, em 1945, ano em que o país era governado por Harry S. Truman, a nação tinha apenas 48 estados, não 50.
Naquela época, os estados do Alaska e Havaí ainda não faziam parte dos Estados Unidos. Estes territórios só foram incorporados ao país mais de uma década depois, em 1959, sob o comando do presidente Dwight D. Eisenhower.
Surpreendentemente, Oppenheimer mostra a bandeira correta em outra cena, quando o personagem de Cillian Murphy aparece no centro de testagem em Los Alamos.
Você já pode assistir Oppenheimer nos cinemas brasileiros.