Alerta de spoilers
Os Mercenários 4 pode ser o último filme de Sylvester Stallone na franquia. Mas isso quer dizer que ele morre na história? Vamos ver tudo que acontece no final.
Os Mercenários 4 – Expend4bles, no título original – acaba de estrear nos cinemas brasileiros. O filme é lançado quase uma década após a estreia de Os Mercenários 3.
O longa tem direção de Scott Waugh, conhecido pelo hit de ação Projeto Extração. O roteiro fica por conta de Kurt Wimmer, dos reboots de Colheita Maldita e Caçadores de Emoção.
O elenco do novo filme de Os Mercenários, como de costume, é liderado por Sylvester Stallone (Rambo) como o protagonista Barney Ross.
Jason Statham (Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw) também retorna à franquia. O mesmo pode ser dito sobre astros como Dolph Lundgren (Rocky IV) e Randy Couture (NCIS: Los Angeles).
Entre os novos rostos do elenco de Os Mercenários 4, destacam-se Megan Fox (Transformers), Jacob Scipio (Bad Boys Para Sempre), Levy Tran (A Maldição da Residência Hill), Iko Uwais (A Noite Nos Persegue) e o rapper 50 Cent.
Mostramos abaixo o que acontece no final de Os Mercenários 4.
Os Mercenários 4: Final explicado
Antes do lançamento do filme, foi confirmado que Barney de Sylvester Stallone teria um papel reduzido em Os Mercenários 4. Em um vídeo do set, Stallone falou sobre estar pronto para “passar o bastão” para Jason Statham, que interpreta Lee Christmas em todos os quatro filmes até agora.
O filme poderia fazer o impensável e realmente matar Barney? Afinal, os membros principais da equipe geralmente provaram ser notavelmente à prova de balas.
Vamos explorar o final de Os Mercenários 4 para explicar o destino de Barney e o que o futuro da série poderia ser.
Durante uma tentativa fracassada de impedir que Rahmat (Iko Uwais) obtivesse alguns detonadores para bombas nucleares na Líbia, o avião de Barney é derrubado e explode, deixando apenas um cadáver queimado para trás – embora o anel de Barney permaneça totalmente intacto.
A equipe continua como se Barney estivesse morto, com Gina (Megan Fox) nomeada nova líder pelo agente da CIA, Marsh (Andy Garcia). Lee desobedeceu a uma ordem direta de Barney para não salvá-lo e focar nos detonadores, então ele é expulso da equipe por Marsh.
A equipe, com Marsh a reboque, parte para impedir que Rahmat entregue os detonadores ao misterioso Ocelot, uma pessoa que tem uma história com Barney e foi responsável pelo massacre de uma das equipes anteriores de Barney. Quando chegam ao porta-aviões no Mar de Andaman, todos são capturados.
Em troca de suas vidas, Rahmat quer um prisioneiro que seja a única testemunha da identidade de Ocelot a ser levado ao navio. Felizmente para a equipe, Lee deu a Gina sua faca com um rastreador, então ele chega e salva o dia, libertando toda a equipe.
Infelizmente para eles, uma bomba nuclear no navio está prestes a explodir em 30 minutos, e os EUA estão sendo incriminados pela Rússia, já que o porta-aviões está a caminho de Vladivostok, e apenas um interruptor de desativação pode detê-la. Eles acham que Rahmat tem, mas ele não tem, então Lee o mata de qualquer maneira em vingança por Barney.
A pessoa que tem o gatilho é Ocelot e, obviamente, Marsh é Ocelot, que então mata a única testemunha que pode identificá-lo. Lee tira o resto da equipe do navio, mas decide ficar para trás para virar o navio, fazendo a bomba explodir no meio do oceano.
As coisas estão sombrias para Lee contra Marsh e seus capangas restantes, antes que um helicóptero misteriosamente chegue, explodindo os vilões e atirando várias vezes em Marsh. A pessoa que está pilotando o helicóptero? Obviamente é Barney, que nunca esteve realmente morto.
Barney simulou sua morte na Líbia porque sabia que sua morte levaria a um arquivo sendo revelado sobre Ocelot. Barney foi a última pessoa viva envolvida nessa fatídica missão, então uma vez que ele se foi, o arquivo deixou de ser confidencial e revelou a identidade da testemunha que poderia identificar Ocelot.
Ele sabia que Ocelot não poderia resistir em se revelar para matar a única pessoa que poderia expô-lo, e Barney confiava que sua equipe de Expendables poderia fazer o trabalho sem ele. O corpo no avião era de um cara que teve a audácia de vencer Barney em um desafio no bar.
Os Mercenários 4 está em cartaz nos cinemas brasileiros.