Os Observadores, terror escrito e dirigido por Ishana Night Shyamalan, filha do diretor M. Night Shyamalan, já está em exibição nos cinemas. Vamos mergulhar no desfecho do longa-metragem.
Baseada no romance de A.M. Shine, a trama conta a história de Mina (Dakota Fanning), artista de 28 anos que se perde em uma imensa e assustadora floresta natural no oeste da Irlanda. Quando Mina finalmente encontra abrigo, ela acaba presa ao lado de três estranhos que são vigiados e perseguidos por criaturas misteriosas.
Além de Fanning, Georgina Campbell, Oliver Finnegan e Olwen Fouéré formam o elenco.
Continue lendo para saber o que acontece no final do filme e o que ele simboliza.
Os Observadores: Final explicado
Os Observadores termina com a revelação de que um dos personagens não é quem parecia ser inicialmente.
A maior reviravolta em Os Observadores é o fato de Madeline ser um halfling o tempo todo. A reviravolta explica como ela sabia tanto sobre os observadores sua história com as pessoas, seus buracos e as regras para sobreviver na floresta.
Diferente dos outros observadores, no entanto, Madeline era diferente porque era parte humana. Há muito tempo, quando os eles ainda viviam ao lado das pessoas, alguns tiveram filhos juntos. Embora não esteja claro qual dos pais de Madeline era humano, é possível que os outros observadores a ressentissem porque ela representava, em parte, as próprias pessoas que os baniram.
O final de Os Observadores também revela que a forma halfling de Madeline pode andar na luz e que ela tem um ponto fraco por humanos, apesar de querer matar Ciara e Mina no final do filme.
Além disso, Madeline queria escapar dos changelings tanto quanto os outros personagens. E
la foi tratada como uma anomalia e feita para se sentir como se não fosse verdadeiramente uma observadora como os outros. Madeline usou os desejos do Professor Kilmartin contra ele, transformando-se em sua esposa morta apenas depois de matá-lo. Madeline conseguiu deixar sua vida antiga para trás e começar uma nova.
Quem são Os Observadores
Durante a maior parte do filme, as criaturas sobrenaturais permanecem nas sombras. Um dedo longo aqui ou um olho brilhante ali eram as únicas indicações de sua verdadeira forma.
Só quando Madeline explicou quem eles eram é que sua presença na floresta começou a vir à tona. Os Observadores — ou changelings e fadas, como também eram chamados — são criaturas antigas que tinham asas e magia. Eles uma vez viveram em harmonia com os humanos, mas uma eventual guerra entre os dois levou a população humana a bani-los para os buracos subterrâneos na floresta.
O filme não explica como a guerra começou exatamente, ou como os humanos conseguiram prendê-los, mas eles se tornaram vingativos, matando as pessoas que encontravam seu caminho na floresta.
Por que Madeline não mata Ciara e Mina
Madeline assumiu a forma de Ciara com a ideia de matar Mina e Ciara depois que a primeira descobriu a verdade. Madeline queria matar Mina e Ciara porque seu conhecimento sobre a existência dela ameaçava sua capacidade de viver no mundo humano.
Mina, no entanto, teve alguma compaixão por Madeline. Mina sabia o que era se sentir solitária e viver separada de sua família. Mina empurrou Madeline a ver além de si mesma. Madeline esteve sozinha por tanto tempo que a ideia de potencialmente encontrar outros halflings como ela foi substancial o suficiente para fazê-la desistir de matar Mina e Ciara.
Por que o bunker é mantido em segredo
Madeline sabia o tempo todo que o Professor Kilmartin tinha um bunker. Ela era a observadora presa no vídeo que Mina e os outros fizeram, então ela sabia de sua existência e deliberadamente escolheu não contar aos outros. Se Madeline queria escapar da floresta e viver no mundo das pessoas, por que não deixar Mina e os outros saberem sobre o bunker antes?
É possível que Madeline tenha mantido o bunker em segredo para que os outros observadores pudessem continuar aprendendo com eles. Se eles também quisessem reintegrar a sociedade, as criaturas precisavam dominar sua capacidade de imitar para não serem descobertas.
O significado do final de Os Observadores
O longa-metragem sugere que as pessoas nunca são quem parecem ser. Esse tema é especialmente pertinente para Mina e Madeline, que são boas em imitar e esconder coisas dos outros.
Mina, com suas perucas e imitação de voz, finge ser pessoas que não é no início do filme. Madeline também passa a maior parte do filme sendo alguém que não é.
Os Observadores explora ambas, mas só quando estão assustadas e vulneráveis é que suas verdadeiras identidades vêm à tona. Se algo, o filme alerta que as pessoas nem sempre são quem dizem ser.
Os Observadores está em exibição nos cinemas.