A história da Terra-média em O Senhor dos Anéis e outros livros de J.R.R. Tolkien é dividida em diversas eras, cada uma delas compostas de alguns milênios. Nesse cenário, alguns personagens são realmente anciãos e não apenas os elfos.
Diversos seres do legendário de Tolkien contam com vida eterna (ou quase), alguns muito conhecidos pelo público, outros apenas presentes em livros como O Silmarillion, Contos Inacabados, ou nos apêndices de O Senhor dos Anéis.
Dito isso, separamos alguns dos seres mais velhos da Terra-média, tomando como base o ano 3019 da 3ª Era. Confira, abaixo (via ScreenRant), as idades aproximadas deles.
Thranduil – 6.956 anos solares
A idade de Thranduil nunca foi revelada em O Senhor dos Anéis ou O Hobbit, mas pode ser estimada. “A História de Galadriel e Celeborn” em Contos Inacabados oferece detalhes sobre Thranduil. O apêndice B desta história conta como Thranduil veio de Doriath para o leste e se inspirou na arquitetura de Doriath ao estabelecer seu reino em Floresta das Trevas.
Laracna – Aproximadamente 7.000 anos solares
Nem o nascimento nem o ano de nascimento de Laracna são mencionados no legendário de Tolkien, mas sua idade pode ser estimada com base em suas origens. Shelob era filha da aranha primordial Ungoliant, que ajudou Morgoth a destruir as Duas Árvores. Se Shelob nasceu em F.A. 50, ela teria aproximadamente 7.000 anos em 3019, considerando os 3.441 anos da Segunda Era e os 3.019 anos da Terceira Era.
Celeborn – 8.300 anos solares
Celeborn tem idade desconhecida em O Senhor dos Anéis, mas sua associação com Galadriel ajuda a estimar sua idade. Celeborn já estava em Doriath na Primeira Era quando Galadriel chegou, segundo O Silmarillion. Embora seja conjectura, Celeborn e Galadriel podem ter idades próximas, já que se apaixonaram quando se encontraram.
Galadriel – 8.372 anos solares
“O Anuário de Aman” em O Anel de Morgoth deu o ano de nascimento de Galadriel como o ano 1362 dos Anos das Árvores. Ela viveu durante 138 anos valianos restantes dos Anos das Árvores, além dos 590 anos solares da Primeira Era, 3.441 anos da Segunda Era e 3.019 anos da Terceira Era, totalizando 8.372 anos em T.A. 3019.
Círdan – Aproximadamente 11.170 anos solares
“O Anuário de Aman” afirmou que Círdan era Senhor de Brithombar e Eglarest em Y.T. 1149, tornando-o mais velho que Galadriel. Embora nenhum texto confirme a idade exata de Círdan, ele era aparentado com Olwë e Thingol, e por isso, é possível que tenha nascido por volta de Y.T. 1070, tornando-o aproximadamente 11.170 anos em T.A. 3019.
Barbárvore – 11.362 anos solares
Gandalf disse em O Senhor dos Anéis que Barbárvore era o “mais velho dos Ents” e “a criatura viva mais antiga que ainda caminha sob o Sol na Terra-média”. Barbárvore provavelmente nasceu antes do despertar dos Elfos em Y.T. 1050, o que o tornaria pelo menos 11.362 anos em T.A. 3019.
Balrog – 54.960 anos solares
O Balrog de Moria era um Maia, assim como Gandalf e Sauron, e, portanto, está entre as criaturas mais antigas de O Senhor dos Anéis. O Balrog seguiu Morgoth antes mesmo da criação de Arda. Contando todas as eras, incluindo os Anos das Árvores, o Balrog teria mais de 54.960 anos em T.A. 3019.
Radagast – 54.960 anos solares
Radagast, assim como os outros Istari, era um Ainu imortal. Ele foi enviado à Terra-média para combater a ascensão de Sauron, mas sua conexão com a natureza e o reino animal se tornou sua principal característica, como retratado em O Hobbit.
Saruman – 54.960 anos solares
Saruman, outro dos Istari, era um Maia ageless. Embora enviado para lutar contra Sauron, ele acabou corrompido e tentando tomar o poder para si. Sua morte física não eliminou seu espírito imortal.
Gandalf – 54.960 anos solares
Gandalf, como Saruman, era um Maia criado antes do tempo. Embora sua forma corporal fosse limitada, seu espírito imortal existia desde a criação do universo.
Sauron – 54.960 anos solares
O vilão homônimo de O Senhor dos Anéis “era um dos Maiar de Aulë”, nascido antes do próprio tempo e mais antigo que a Terra Média. Originalmente um estudante do Vala da arte e da ferraria, Aulë, Sauron foi corrompido por Morgoth e passou a servir a ele. Sauron tornou-se o próximo Senhor do Escuro depois que Morgoth, o Senhor do Escuro original, foi lançado no Vácuo após sua derrota na Guerra da Ira.
Um espírito imortal como Istar e os Balrogs, nem mesmo a derrota de Sauron nas mãos de Frodo o matou. Em vez de morto, a derrota de Sauron o deixou como um espírito indefeso, incapaz de assumir uma forma física ou entrar em contato com o mundo físico. Sauron havia investido tanto de seu poder no Um Anel que sua destruição em O Senhor dos Anéis o “mutilou” e fez com que ele se tornasse uma sombra de seu antigo eu.