Polêmica

Pânico 7: Mais de 1300 artistas condenam demissão de Melissa Barrera: "Censura"

Artistas acusam indústria de estar silenciando as pessoas

Melissa Barrera em Pânico 6
Melissa Barrera em Pânico 6

A demissão de Melissa Barrera de Pânico 7 gerou grande repercussão internacional e, agora, mais de 1300 artistas condenaram essa e outras decisões recentes na indústria.

Em carta aberta, eles disseram que pessoas estão sendo silenciadas, simplesmente por defenderem vítimas palestinas no conflito entre Israel e Hamas.

Mais de 1300 artistas, incluindo a vencedora do Oscar Olivia Colman, as vencedoras do Olivier Award Harriet Walter e Juliet Stevenson, as vencedoras do BAFTA Aimee Lou Wood e Siobhán McSweeney, Paapa Essiedu, Susanne Wokoma, Youseff Kerkour, Nicola Coughlan, Amir El-Masry e Lolly Adefope, assinaram uma carta dirigida ao setor de artes e cultura, acusando instituições culturais em países ocidentais de “reprimir, silenciar e estigmatizar vozes e perspectivas palestinas”.

Eles afirmam que isso inclui:

“Mirar e ameaçar os meios de subsistência de artistas e trabalhadores das artes que expressam solidariedade com os palestinos, além de cancelar apresentações, exibições, palestras, exposições e lançamentos de livros”.

“Apesar dessa pressão, milhares de artistas estão seguindo sua consciência e continuam a se manifestar. A liberdade de expressão, consagrada na Lei dos Direitos Humanos e na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, é a espinha dorsal de nossas vidas criativas e fundamental para a democracia”.

Entre os exemplos de censura, a carta cita o ‘adiamento’ da exposição de Ai Weiwei na Lisson Gallery em Londres; o cancelamento de última hora da exposição de Afrofuturismo da curadora Anais Duplan no Folkwang Museum em Essen, e o cancelamento da exposição solo da artista Candice Brietz no Saarland Museum, ambos na Alemanha; o anúncio de produtores de Hollywood de que haviam demitido a atriz Melissa Barrera do Scream VII.

Cena de Pânico 6

Jenna Ortega também está fora de Pânico 7

Após a demissão de Barrera, Jenna Ortega também deixou o elenco de Pânico 7; a saída da atriz, porém, se deve ao conflito de agenda com as gravações da 2ª temporada de Wandinha.

A franquia Pânico foi revitalizada com o quinto filme, lançado no início de 2022, e que contou com parte do elenco original e novos atores para estrelar a saga.

Pânico 6 se tornou sucesso de bilheteria no Brasil, tendo a melhor estreia de todos os filmes da franquia.

Com direção de Christopher Landon (A Morte te Dá Parabéns), Pânico 7 segue sem previsão de lançamento.

Sair da versão mobile